Novo
Agora IDGNow! é IT Midia.com
Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
Windows 8 não terá suporte nativo para exibir DVDs
Windows 8 não terá suporte nativo para exibir DVDs
Home > Inovação

Windows 8 não terá suporte nativo para exibir DVDs

Empresa afirmou que novo SO irá cobrar por update para que o recurso, existente desde o Windows 95, funcione no Windows Media Center

Woody Leonhard, Inforworld/EUA

07/05/2012 às 18h53

Foto:

Nas entrelinhas de uma explicação a respeito de como o Windows Media Center se tornou um add-on de custo extra no Windows 8, surgiu uma afirmação da equipe responsável pelo novo sistema operacional da Microsoft: o Windows 8 não será capaz de executar DVDs. “O Windows Media Player continuará disponível em todas as edições do Windows, mas sem suporte para exibição de DVD”. 

É difícil de acreditar, mas é verdade, já que isso é possível desde o Windows 95. No entanto, a nova versão do software não terá suporte nativo para execução de DVDs - se você quiser esse tipo de recurso, terá que pagar pelo Windows Media Center, que funcionará como um add-in no Winodws 8 Pro. 

Em outras palavras, consumidores que comprarem o sistema operacional (e não instalarem o VLC, por exemplo), terão que pagar por um upgrade duplo - Windows 8 Pro e Windows Media Center - se quiserem tocar DVDs, a não ser que optem por um software terceirizado. A Microsoft garante que o preço cobrado será “muito pequeno”, porém, também será mínima a quantidade de pessoas que farão esse upgrade. 

Como tudo isso começou? Por causa do licenciamento decodificador MPEG-2. A Microsoft afirma que “quando tudo isso é aplicado em todos os PCs com Windows, é gerado um custo de centenas de milhões de dólares por ano ao ecossistema de computadores, chegando a bilhões de dólares em um ciclo de vida de um sistema operacional, e, pela maioria das previsões, grande parte dos computadores nem será capaz de rodar DVDs”, escreveu a companhia. 

É possível argumentar que fabricantes de hardware e de software terceirizados pagam pelas licenças do MPEG, e tudo isso acaba sendo um tremendo desperdício. A Microsoft possui custos com suporte técnico, e a companhia precisaria programar uma capacidade de AutoRun de alta segurança no Windows Media Player. No entanto, parece mesmo que o Windows 8 perdeu essa capacidade de rodar DVDs porque a multinacional não quer pagar 2 centavos por cada licença do decodificador, ou 6 centavos por PC com suporte a DVD, de acordo com cálculos feitos a partir do acordo de licença estalecido pelas empresas. 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site