Novo
Agora IDGNow! é IT Midia.com
Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
Windows 8 e apps Metro: receita de sucesso para a Microsoft
Windows 8 e apps Metro: receita de sucesso para a Microsoft
Home > Mobilidade

Windows 8 e apps Metro: receita de sucesso para a Microsoft

Caso a empresa atenda às expectativas de unificar plataformas desktop e móvel, sistema pode se tornar uma "alternativa possível" ao Android e iOS

Melissa J. Perenson, PCWorld/EUA

25/06/2012 às 18h58

Foto:

Ao exibir o Windows 8, a Microsoft completa um ciclo prometido no ano passado durante a conferência de desenvolvedores BUILD. Mesmo que a empresa tenha seguido uma rota tortuosa, vimos um modelo muito interessante de combinação entre desktop e plataformas móveis aflorando em Redmond. 

Entre os tablets Surface apresentado pela companhia e o Windows Phone 8 (juntamente com o próprio Windows 8), a Microsoft parece estar se preparando bem um mundo multiplataforma pós-PC. E, se a empresa realmente aplacar seu potencial de unificar as plataformas, isso resultará em um sistema operacional totalmente diferenciado e irá beneficiar muito os usuários. 

O Windows Phone 8 irá compartilhar o código C e C++ nativo com o Windows 8, e o kernel compartilhado irá simplificar muito a maneira como os desenvolvedores podem criar apps para ambas as plataformas. A Microsoft destacou também que a camada de apresentação, que será otimizada para diferentes tipos de dispositivos, está separada do código subjacente.

Em outras palavras, essa estrutura permitirá que os desenvolvedores escrevam o código uma única vez, e o utilizem várias vezes em diferentes dispositivos; apenas a apresentação terá que ser refeita. Isso também facilitará para que os desenvolvedores garantam a qualidade do software, já que não será preciso testar exaustivamente diversas variações de uma versão, o que acontece na plataforma Android, por exemplo. O Internet Explorer fará a mesma renderização HTML no celular, PC e tablet, outro componente importante para turbinar o desenvolvimento de aplicativos Metro multiplataforma. 

Aumentando o ecossistema
A Microsoft afirma que o Windows Phone Marketplace possui mais de 100 mil aplicativos, o dobro em relação ao semestre passado. De acordo com a Microsoft, a companhia  alcançou essa marca muito mais rápido do que a plataforma do Google. Mesmo assim, o Windows Phone ainda possui uma longa jornada pela frente para bater de frente com o iOS e com o Android. Por isso que essas mudanças nos “bastidores” para beneficiar os desenvolvedores são tão importantes para os consumidores. 

Primeiramente, a Microsoft precisa construir uma biblioteca de aplicativos Windows 8 Metro - e rápido. Essas aplicações irão rodar no Surface para Windows RT, tablet direcionado para um público mais popular, e servirão de atrativo para quem estiver considerando comprar um dispositivo iOS ou Android. 

O Windows Phone 8 também precisa de apps que mostrem suas capacidades e que consigam convencer consumidores que talvez já sejam usuários de aparelhos Android ou iOS (ou que talvez estejam comprando seu primeiro smartphone) de que o Windows 8 é uma boa escolha. Além disso, a plataforma se torna atraente para os desenvolvedores, que podem criar apps que poderão rodar em milhões de desktops e laptops com Windows 8, e aproveitar esse mesmo código para criar rapidamente apps para tablets e smartphones. O Surface parece promissor, mas se Apps atraentes não chegarem para Windows RT, os consumidores não sentirão vontade de comprar o tablet ao invés de um Android ou iOS, que estão mais consolidados no mercado. 

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site