Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
Vírus minerador de criptomoedas afeta aparelhos Android via Wi-Fi
Vírus minerador de criptomoedas afeta aparelhos Android via Wi-Fi
Home > Internet

Vírus minerador de criptomoedas afeta aparelhos Android via Wi-Fi

Malware do tipo cryptojacking descoberto pela Trend Micro afeta smartphones com modo de desenvolvedor ativado

Da Redação

25/06/2019 às 9h29

Foto: Shutterstock

A Trend Micro, fabricante de antivírus alertou sobre um novo vírus para dispositivos Android que se espalha via Wi-Fi. O vírus é do tipo cryptojacking, que usa o processamento do celular de vítimas para minerar criptomoedas para o atacante.

Malwares do tipo cryptojacking são silenciosos e muito difíceis de perceber. Eles aumentam o uso do de processamento e RAM do aparelho, fazendo com que ele esquente, gaste mais bateria e consequentemente tenha uma vida útil mais curta.

De acordo com o G1, o vírus foi chamado de ABDMiner e foi detectado em 21 países, sendo na Coreia do Sul onde há maior porcentual de atividade. No entanto, o vírus só se espalha em smartphones com "modo de desenvolvedor" ativado.

O "modo de desenvolvedor" vem desativado de fábrica, o que deixa os usuários mais ingênuos imunes a esse tipo de ataque. Já os usuários que escolheram ativar as opções de desenvolvedor estão expostos, pois essa função libera acesso de aplicativos ao "root" do sistema.

Uma vez infectado, desabilitar a função de desenvolvedor não é suficiente para conter o vírus, que se espalha via redes de internet sem fio. Um smartphone com o vírus pode infectar todos os outros conectados na mesma rede Wi-Fi.

 

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site