Novo
Agora IDGNow! é IT Midia.com
Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
Venda de música digital no Brasil cresce 79,1% em 2008, segundo ABPD
Venda de música digital no Brasil cresce 79,1% em 2008, segundo ABPD
Home > Internet

Venda de música digital no Brasil cresce 79,1% em 2008, segundo ABPD

São Paulo - Impulsionado pelo celular, música digital fatura R$ 43,5 milhões e atinge participação de 12% na receita fonográfica no Brasil em 2008.

Redação do IDG Now!

16/04/2009 às 15h25

Foto:

A venda de música digital no Brasil movimentou 43,5 milhões de reais durante o ano de 2008, aumento de 79,1% em comparação à cifra registrada no ano anterior, segundo o estudo "Mercado Brasileiro de Música 2008", divulgado pela Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD) nesta quinta-feira (16/04).

Com o aumento, a música digital representou 12% do faturamento total do mercado fonográfico brasileiro, crescimento de quatro pontos percentuais em relação à participação de 2007.

O crescimento foi impulsionado, principalmente, pela comercialização de canções pelo celular. A organização estima que 78% das músicas digitais vendidas no Brasil em 2008 foram por meio de serviços de operadoras de telefonia, que tiveram faturamento 82,4% maior que no ano anterior.

Após saltar mais de dez vezes no fechamento de 2007, a receita vinda de lojas estabelecidas online cresceu 68%, taxa abaixo do setor como um todo, o que fez com que a categoria representada por serviços como iMusica, UOL MegaStore e Terra Sonora caísse dois pontos percentuais na participação, representando 22% do mercado.

A venda de música no Brasil, independente do formato, faturou 359,9 milhões de reais em 2008, revertendo uma tendência de queda nos três últimos anos. A venda de mídias físicas, que misturam CDs e DVDs, cresceu 4,9% em faturamento na relação com 2007, segundo a ABPD.

O Digital Music Report 2008, publicado pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI, da sigla em inglês) em janeiro, mostrou que a venda de músicas digitais no mundo todo cresceu 25% no ano passado em comparação a 2007. Ainda assim, 95% de todos os downloads de músicas feitas na rede não respeitam direitos autorais.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site