Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
Usuários pensam em sair do Facebook devido aos problemas com privacidade
Usuários pensam em sair do Facebook devido aos problemas com privacidade
Home > Internet

Usuários pensam em sair do Facebook devido aos problemas com privacidade

Um número cada vez maior de internautas tem pesquisado o que fazer para abandonar a rede, revela Google Insights

Ricardo Zeef Berezin

13/05/2010 às 18h27

Foto:

É inegável como o Facebook tem atraído cada vez mais internautas à sua rede. Em fevereiro desse ano, por exemplo, a empresa anunciou a marca de 400 milhões de usuários ativos, ou seja, mais que o dobro se comparado ao mesmo período do ano passado.

Isso significa que a maior rede social do mundo continua se expandindo, apesar dos escândalos com privacidade que surgiram recentemente. Dentre eles, exposição de chats privados e invasões de contas – além da contratação de profissionais duvidosos para resolver estes mesmos problemas.

Nos últimos dias, no entanto, um fato, aparentemente insignificante, foi revelado por vários veículos de comunicação dos Estados Unidos. Cada vez mais pessoas estão se informando do procedimento para deletar suas contas no Facebook.

Google revela intenções
A constatação foi feita a partir de um dado simples. Ao se digitar, no Google americano, o termo “delete”, a primeira recomendação de pesquisa é “delete facebook account” (deletar conta no facebook). Não é nenhuma manobra do gigante das buscas, basta ver que a segunda recomendação que surge é a de como apagar o histórico de pesquisa do próprio Google.

Essas sugestões são construídas a partir de algoritmos complexos, mas, em linhas gerais, quanto mais os termos são buscados, maior a probabilidade de eles aparecerem na tela antes que se termine a digitação. Em resumo, muitos internautas fizeram a mesma busca: “delete facebook account”.

Isso não é um indício de que o Facebook começará a sofrer com uma debandada de usuários, mas significa que mais pessoas estão pensando na possibilidade de deixar de usar o serviço, provavelmente, devido à inabilidade da empresa em solucionar suas falhas de segurança.

Um argumento válido seria o de relacionar esse número ao aumento de popularidade do Facebook. Por isso, a seguir, mostraremos um gráfico que se restringe aos Estados Unidos, país no qual a base de usuários do serviço está mais estável.

O quadro mostra os últimos doze meses e os números estão normalizados e representados em uma escala de 0 a 100. Observa-se claramente como a curva se acentua a partir da semana de 2/05, exatamente o período em que surgiram as maiores polêmicas a respeito da privacidade no Facebook.

Gráfico Google 02
Usuários que buscaram: "delete facebook account"  no Google

É provável que os temores sejam pontuais e que a curva volte a ter valores menores em um futuro próximo. No entanto, se os problemas persistirem, é possível que a intenção dos usuários de deletar suas contas deixe de ser apenas um plano.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio