Home > Mobilidade

Usar celular ao volante passa a ser infração gravíssima no Brasil

Com novo aumento a partir de 5/11, violação vai subir de R$85 para R$293,47 para os motoristas no país.

Da Redação

31/10/2016 às 11h41

direcao carro.jpg
Foto:

Usar o celular ao volante vai deixar de ser considerada uma infração média para virar infração gravíssima no Código Brasileiro de Trânsito a partir do próximo dia 5/11, conforme publicação no Diário Oficial da União realizada em maio deste ano.

Com isso, quem for flagrado cometendo a infração terá de desembolsar bem mais do que atualmente. Isso porque as multas de trânsito também terão um reajuste a partir do próximo dia 5 de novembro.

A multa para violação gravíssima passará de 191,54 reais para 293,47 reais, enquanto que a infração média vai passar a custar 130,16 reais aos motoristas contra os 85,13 reais atuais.

Com isso, a multa por usar celular ao volante terá seu valor quase quadruplicado a partir de 5 de novembro, indo dos 85,13 reais do momento para 293,47 reais com os novos aumentos.

Mais do que ligação

Vale notar que o uso de celular não inclui apenas falar ao telefone, mas também usar smartphones para enviar mensagens em apps como WhatsApp e Facebook, tirar fotos, entre outras coisas.

Estudos apontam que o uso de celular no trânsito podem aumentar em até 400% o risco de acidentes.

Aumento de multas por uso do celular

As multas por uso do telefone celular no trânsito em São Paulo cresceram 22% entre janeiro e novembro de 2015 em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com informações da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) publicadas na Folha de S. Paulo.

No total, os motoristas da capital paulista receberam 430 mil multas por usarem o celular em seus veículos entre janeiro e novembro do ano passado, número superior às 383 mil registradas durante 2014 inteiro.

Segundo a CET, a multa por usar o celular ao volante é uma das cinco mais aplicadas em São Paulo. 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail