Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
Uber anuncia novidades para o Brasil: gravação de áudio e validação de selfie
Uber anuncia novidades para o Brasil: gravação de áudio e validação de selfie
Home > Mobilidade

Uber anuncia novidades para o Brasil: gravação de áudio e validação de selfie

Durante evento em São Paulo, empresa anunciou iniciativas relacionadas à segurança do app

Joyce Macedo, PC World Brasil

06/11/2019 às 22h44

Foto: Shutterstock

Nesta quarta-feira (6), a Uber realizou um evento em São Paulo para falar sobre suas iniciativas relacionadas à segurança da plataforma. A possibilidade de gravar áudios durante as corridas, usar um PIN de verificação, e até mesmo tecnologia ultrassônica para reconhecer o smartphone por aproximação são algumas das novidades.

Infelizmente, a preocupação com segurança na América Latina tem o seu motivo – e os dados não são nada animadores. Apesar de responder por apenas 8% do total mundial, a região registra 37% de todos os crimes intencionais, violentos e letais do planeta.

Gravação de áudio durante as corridas viola privacidade?

Já ouvimos falar sobre algumas ferramentas que a Uber está desenvolvendo para aumentar a segurança de quem usa a plataforma. Durante o evento Uber Destino 2019, a empresa confirmou que o recurso de gravação de áudio vai chegar ao Brasil no próximo mês.

A novidade significa que tanto o motorista quanto o passageiro podem gravar áudios diretamente no aplicativo da Uber durante uma corrida. É claro que uma ferramenta como essa levanta uma série de questões relacionadas à privacidade.

A Uber garante que as gravações são criptografadas e que os usuários não podem ouvir aquilo que gravaram, o que evita que os áudios sejam vazados, por exemplo. A única coisa que pode ser feita com a gravação é enviá-la para a empresa junto de uma reclamação e justificativa. Na central de atendimento, um funcionário da Uber ouve o áudio para fazer uma audição e entender o que aconteceu e, consequentemente, tomar as medidas cabíveis.

Verificação de código (PIN)

Outra novidade é que também será possível usar um código pin para confirmar a identidade do motorista. O passageiro pode optar por ter um código especial compartilhado com o motorista, que deverá digitá-lo pra confirmar se é o carro certo, ou então ativar a verificação sem fio, que reconhece o pin quando o carro chega, por aproximação. A última opção ainda ficará restrita ao modelo do smartphone utilizado, já que demanda alguns recursos específicos do aparelho.

Validação de identidade

Atualmente, a Uber pede que motoristas tirem selfies de tempos em tempos para confirmar que o dono da conta está mesmo dirigindo o veículo. Mas agora, para reforçar ainda mais a segurança da ferramenta, a empresa disse que nos próximos meses vai começar a pedir para que os motoristas virem a cabeça para o lado, por exemplo, antes de tirar a selfie, para garantir uma detecção em tempo real.

Do lado dos passageiros, agora também será solicitada uma foto de documentos como RG, passaporte ou cartão de crédito para confirmar a identidade via escaneamento feito pelo câmera do app.

 

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio