Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
Toshiba anuncia construção de três novas fábricas de chips no Japão
Toshiba anuncia construção de três novas fábricas de chips no Japão
Home >

Toshiba anuncia construção de três novas fábricas de chips no Japão

Taipé - Uma delas será em parceria com a SanDisk. Anúncio revela confiança da empresa no crescimento da demanda de memória flash.

IDG News Service / Taipé

18/02/2008 às 19h39

Foto:

A Toshiba e a SanDisk anunciaram nesta terça-feira (19/02) que construirão, juntas, uma nova fábrica de chips de memória flash no início de 2009.

Separadamente, a Toshiba comunicou que construirá sozinha mais duas fábricas de chips - uma dedicada ao segmento de memória flash NAND e outra a produtos semicondutores.

As três fábricas produzirão wafers de 300 milímetros e devem custar 3,6 bilhões de dólares cada uma, somando gastos de construção e tecnologia. As empresas não revelaram o valor total dos investimentos.

Todas elas ficarão no Japão. Ainda não se definiu onde será construída a fábrica da Toshiba e da SanDisk, mas as da Toshiba ficarão em Yokkaichi, no município de Mie e em Kitakami, no município de Iwate.

A Toshiba e a SanDisk são players de um competitivo mercado de memória flash NAND. Outras fabricantes importantes são a Samsung Eletronics da Coréia do Sul, a Elpida Memories do Japão, a Powership Semiconductor taiwanesa e a uma empresa criada recentemente pela Mícron e pela Intel dos Estados Unidos, a IM Flash Technologies.

“As novas fábricas ajudarão a Toshiba a firmar sua posição de liderança no mercado de fabricantes de memória flash NAND”, disse o analista de flash NAND da DRAMeXchange Technology, Wayne Chen. A concorrente mais ameaçadora para a Toshiba no mercado de NAND é a Samsung.
++++
A indústria mundial de chips de memória está sofrendo com um excesso de produção que diminuiu o preço de alguns chips abaixo do seu custo. Essa tendência não parece estar próxima do fim, já que nos últimos meses diversas empresas começaram a construir novas fábricas ou então anunciaram planos de criar novas linhas. 

O anúncio da fábrica da Toshiba pode deprimir o mercado de memória flash NAND, caso os negociantes acreditem que o excesso de produção ficará ainda mais intenso, afirmou Chen. Mas ele ressalta que a produção dessas novas fábricas não atingirá o mercado tão rapidamente. 

O fato de a construção começar apenas em 2009 demonstra que a Toshiba está confiante no crescimento da demanda de memória flash e de NAND, em particular. A fábrica da Toshiba e da SanDisk não deve começar a produzir antes de 2010, afirmaram ambas as empresas.

A boa notícia para o consumidor é que os investimentos ajudarão a manter o preço de memória flash NAND acessível, estimulando maiores capacidades de armazenamento em câmeras digitais, players de música digital e outros dispositivos.

A memória flash NAND tem ficado cada vez mais popular devido à sua habilidade de armazenar músicas, fotos e outras informações mesmo quando a bateria não está carregada, assim como por sua credibilidade adquirida ao ser usada em produtos da Apple.

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site