Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
Terroristas estão usando Bitcoin para suas campanhas
Terroristas estão usando Bitcoin para suas campanhas
Home > Internet

Terroristas estão usando Bitcoin para suas campanhas

Segundo reportagem do NYT, divisão do Hamas criou site para receber doações na criptomoeda

Da Redação

20/08/2019 às 18h40

Foto: Shutterstock

Legenda:

De acordo com informações do The New York Times, a divisão militar do Hamas, conhecida como Brigadas Izz ad-Din al-Qassam, está utilizando o Bitcoin para arrecadação de dinheiro. Para isso, o grupo criou um site em que cada visitante recebe um endereço de Bitcoin exclusivo para enviar suas doações. O método torna as arrecadações praticamente impossíveis de serem rastreadas.

Apesar de autoridades já terem descoberto o uso de Bitcoin e outras criptomoedas para crimes, como compra de drogas e lavagem de dinheiro, foi apenas nos últimos meses que as entidades responsáveis por monitorar o financiamento do terrorismo começaram a perceber a crescente experimentação das moedas virtuais por parte de organizações terroristas islâmicas.

Ao que tudo indica, os rendimentos de campanhas individuais parecem ser modestos - apenas dezenas de milhares de dólares. Mas as autoridades observam que os ataques terroristas geralmente exigem poucos recursos financeiros. Além disso, o uso de criptomoedas pelos grupos parece estar ficando mais sofisticado.

As criptomoedas são atraentes para quem atua fora da lei, pois tornam possível a transação de dinheiro sem uma autoridade central. Dessa forma, qualquer pessoa no mundo pode criar um endereço de Bitcoin e começar a receber recursos sem identificação.

"Eles parecem estar reagindo a todas as sanções econômicas, dizendo: 'Vamos tentar usar o Bitcoin'", disse ao NYT Steven Stalinsky, diretor executivo do Instituto de Pesquisa de Mídia do Oriente Médio, organização sem fins lucrativos que monitora e traduz comunicação de grupos terroristas.

A organização de Stalinsky, conhecida como Memri, está se preparando para publicar um relatório de 253 páginas sobre os sinais crescentes de uso de criptomoeda por grupos terroristas.

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site