Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
Startup brasileira quer ajudar você a economizar água por meio de um app
Startup brasileira quer ajudar você a economizar água por meio de um app
Home > Inovação

Startup brasileira quer ajudar você a economizar água por meio de um app

Ainda em fase de testes, app busca oferecer consulta do consumo de água e alertas preventivos

Da Redação

11/02/2019 às 12h00

Foto: Shutterstock

Uma startup do Rio Grande do Sul está desenvolvendo um sistema de monitoramento em tempo real de consumo de água para ser implantado em imóveis. Batizado de Aldiwa - Sistema de Controle Sustentável, o projeto teve início como trabalho de conclusão de curso da graduação de Design da Universidade Feevale (RS). A iniciativa é dos estudantes Alan Henkel, Diego Mergener e Wagner Kuhn.

Hoje, já formados, os jovens seguem no desenvolvimento do aplicativo que busca fornecer, ao usuário final, uma consulta do consumo de água, alertas preventivos de vazamento e excessos, bem como o desligamento remoto do fornecimento, com o objetivo de economizar dinheiro e os recursos hídricos do planeta.

“Na época, não sabíamos se o projeto era aplicável, mas agregamos um programador à equipe para viabilizarmos comercialmente”, conta Wagner Kuhn.

Atualmente, o Aldiwa está em fase de implantação, testes e viabilidade para utilização em outros equipamentos de hardware. A ideia da startup é levar o hardware e o aplicativo para síndicos e administradoras de grandes centros habitacionais, como prédios e condomínios. Segundo a startup,  até o final de março o aplicativo segue sob testes e a previsão é de que o projeto piloto entre em operação em dois locais no segundo semestre deste ano.

“Nossa expectativa é facilitar a vida das pessoas e, acima de tudo, conscientizá-las quanto ao correto uso da água. Ninguém faz ideia de quanto consome em seus banhos, lavando louça e roupas, mas quando se depararem com essa informação em litros, vão se impressionar e, a partir daí, tomar providências para economizar, reeducando os seus usos”, explica Wagner.

 

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site