Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
Stalker encontrou localização de cantora a partir do reflexo em uma foto
Stalker encontrou localização de cantora a partir do reflexo em uma foto
Home > Internet

Stalker encontrou localização de cantora a partir do reflexo em uma foto

Acusado de perseguir e molestar cantora, suspeito teria estudado vídeos e fotos postados pela vítima na rede social até descobrir onde ela morava

Da Redação

21/10/2019 às 20h07

Foto: Shutterstock

Um japonês de 26 anos foi preso no final do mês passado acusado de perseguir e molestar uma cantora. Hibiki Sato teria conseguido identificar a localização de sua vítima ao identificar alguns "sinais" em uma selfie publicada pela jovem de 21 anos nas redes sociais. Segundo informações da BBC, por meio da imagem o acusado conseguiu identificar uma estação de trem no reflexo no olho da mulher. Para isso, ele ampliou a imagem dos olhos dela e usou o Google Street View para identificar a estação.

Como informou a polícia à BBC, Sato teria ido até a estação, encontrado a vítima e a seguido até sua casa e a molestado no dia 1° de setembro. Ele disse que era um grande fã da cantora, descrita pela mídia como “ídolo japonês local”.

Sato contou também que estudou os vídeos postados pela moça em suas redes sociais, observando seu apartamento, detalhes da cortina, posição de móveis e até mesmo direção da luz natural que entra pela janela. Com a análise, conseguiu identificar exatamente qual andar a cantora morava.

O crime levanta questões acerca da privacidade e os perigos da superexposição online. "Imagens de alta qualidade permitem identificar mais detalhes que podem ajudar na geolocalização, e quanto mais imagens de referência existirem em serviços como o Google Street View, maior a chance de encontrar um local. Mesmo os mínimos detalhes podem revelar muitas informações sobre onde uma foto é tirada e informações sobre os indivíduos na fotografia", diz Eliot Higgins, fundador do site de investigações A Bellingcat, pioneira em técnicas de investigação online, à BBC.

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio