Novo
Agora IDGNow! é IT Midia.com
Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
SpaceX lança nesta semana 60 satélites que entregarão banda larga
SpaceX lança nesta semana 60 satélites que entregarão banda larga
Home > Inovação

SpaceX lança nesta semana 60 satélites que entregarão banda larga

Veículos integram projeto Starlink que busca lançar nos próximos anos 12 mil satélites na baixa órbita terrestre

Da Redação

13/05/2019 às 12h20

Foto: Divulgação/SpaceX

Elon Musk, CEO da SpaceX, revelou no último sábado (11/05), os 60 satélites que sua empresa espacial irá lançar nesta semana. A carga diz respeito ao projeto Starlink, que busca lançar uma rede de 12 mil satélites nos próximos anos para dar conta de uma cobertura global de internet banda larga.

Como costuma fazer com seus anúncios, Musk recorreu ao Twitter para publicar uma foto dos satélites reunidos dentro de um foguete Falcon 9.

Os 60 veículos que serão lançados integram a etapa inicial da iniciativa do projeto Starlink. Os veículos irão assumir a baixa órbita da Terra e transmitir internet.

A Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC, na sigla em inglês) deu a SpaceX permissão para lançar dois grupos de satélites para o projeto Starlink: uma constelação de 4.409 satélites, seguida de uma segunda com 7.518 satélites que irão operar em uma altitude um pouco mais baixa que a primeira. Juntos, os satélites devem sincronizar uma espécie de balé sobre a Terra.

Entretanto, as aprovações da FCC dependem da capacidade da SpaceX de lançar metade de todos esses satélites nos próximos seis anos. Até agora, apenas dois satélites de teste foram lançados. Batizados de TinTin A e TinTin B, os veículos voaram para o espaço em fevereiro de 2018. Com base nos testes feitos com os dois satélites a SpaceX solicitou à FCC dar sequência ao projeto.

Os 60 satélites que viajam nesta semana são diferentes dos dois primeiros TinTin, segundo Elon Musk. Entretanto, em uma reportagem da Space News, a presidente e COO da SpaceX, Gwynne Shotwell, observou que os satélites ainda precisam de alguns recursos necessários que integrarão os satélites finais, como a capacidade de se comunicar uns com os outros em órbita. Gwynne observa que esses satélites são ainda iniciais, de "demonstração", que testarão como a empresa planeja implantar esses veículos em órbita.

A missão de lançamento está prevista para acontecer no dia 15 de maio, a partir de Cabo Canaveral, Flórida.

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site