Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
SpaceX ajudará Nasa em missão que busca salvar Terra da colisão de asteroides
SpaceX ajudará Nasa em missão que busca salvar Terra da colisão de asteroides
Home > Inovação

SpaceX ajudará Nasa em missão que busca salvar Terra da colisão de asteroides

Objetivo da missão DART é lançar um satélite para colidir com a lua do asteroide Didymos. Lançamento custará US$ 69 milhões

Da Redação

15/04/2019 às 12h05

Foto: NASA

Se a Terra estiver na rota de colisão de um asteroide, quem poderá nos salvar? Bem, possivelmente Elon Musk, o fundador da SpaceX. A Nasa anunciou na última semana que escolheu a agência espacial de Musk para apoiar a primeira tentativa de desviar o curso de um asteroide.

A missão chamada de Double Asteroid Redirection Test (DART) pretende lançar um dos foguetes mais populares da atualidade, o Falcon 9, em junho de 2021. Ele terá como objetivo lançar um satélite para colidir-se com a pequena lua do asteroide Didymos na tentativa de que esse impacto possa alterar sua órbita. O custo total de lançamento será de US$ 69 milhões.

A expectativa é que a Nasa consiga interceptar Didymons quando ele estiver a 11 milhões de quilômetros da Terra. Essa aproximação só deve acontecer, segundo a agência, em outubro de 2022, quando se chocará com a chamada Didymoon.

"A colisão vai mudar a velocidade da lua em órbita ao redor do corpo principal em uma fração de um por cento, o suficiente para ser medido usando telescópios na Terra", disse a Nasa.

O novo contrato com a Nasa é mais uma vitória para a SpaceX, que está desenvolvendo uma cápsula Dragon para levar astronautas a Estação Espacial Internacional. Na última semana, a agência de Musk também anunciou outra grande conquista: o primeiro lançamento comercial do seu mais pesado foguete o Falcon Heavy e que conseguiu recuperar três de seus propulsores simultaneamente.

IDG Now! agora é itmidiacom. Para ler mais notícias, acesse

 

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site