Novo
Agora IDGNow! é IT Midia.com
Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
São Paulo ganha hub de inovação voltado a empreendedores acima de 49 anos
São Paulo ganha hub de inovação voltado a empreendedores acima de 49 anos
Home > Inovação

São Paulo ganha hub de inovação voltado a empreendedores acima de 49 anos

Nextt 49+ oferece mentoria, aceleração, consultorias e educação para profissionais em transição de carreira e aposentados que desejam empreender

Da Redação

14/05/2019 às 14h00

Foto: Divulgação

Em um casarão tombado da Vila Mariana está instalado um novo hub de inovação. Mas diferente das iniciativas já abertas na cidade, a Nextt 49+ é voltado para o público sênior. O objetivo é auxiliar profissionais em transição de carreira e aposentados que desejam empreender, investindo em um negócio próprio.

Na visão dos fundadores da Nextt 49+, Maurício Turra Ponte, Ismael Rocha e Luiz Fernando D. Garcia, esse público em crescente ascensão no Brasil anda desassistido, seja como empreendedor, seja pelo próprio mercado, que lentamente vem descobrindo seu enorme potencial.

De acordo com dados do Sebrae, das 2,6 milhões de empresas criadas no País no ano de 2018, 34,2% delas tem por trás pessoas acima dos 50 anos. Enquanto a taxa de expansão de novos negócios no País é de 13% ao ano, no grupo dos 49+ esse percentual é três vezes maior: 39%. “E esse número tende a crescer com o envelhecimento da população”, explica Ponte.

A Nextt 49+, segundo seus criadores, conta com uma metodologia desenhada para gerar valor e oportunidades para startups, envolvendo grandes empresas e investidores, em uma iniciativa que vai além de um local compartilhado de trabalho. “Nosso propósito é auxiliar os empreendedores seniores em seus principais desafios, com toda a mentoria e consultoria necessária, para o seu pleno desenvolvimento”, reforça Ponte.

Além dos empreendedores, a Nextt 49+ também vai atender executivos seniores que precisam se adaptar ao mercado de trabalho e às transformações digitais e, ainda, empresas de qualquer porte que desejam criar produtos ou serviços para o público maduro. “Temos uma inteligência voltada para esse mercado e daremos consultoria e capacitação para quem quiser atuar nele”, destaca Luiz Garcia.

Os sócios da Nextt 49+

Apoio ao empreendedor sênior

Sabe-se que a mortalidade das microempresas é alta: 45% após dois anos. E, pode chegar a mais de 60% em cinco anos. “Para o novo empreendedor, as experiências anteriores são importantes, mas não suficientes”, afirma Ismael Rocha. “Esse público sente falta de mentoria, apoio especializado e consultoria nas áreas de planejamento, gestão e mercado”, completa.

Como parte do suporte oferecido, a proposta da Nextt  49+ é também oferecer um espaço amigável para este público. “De forma geral, os coworkings são ambientados para um público mais jovem, onde os mais velhos não se identificam. Nossa ideia é oferecer um local diferenciado e mais adequado para as necessidades desta faixa etária”, defenda Ponte.

Como funciona a Nextt 49+

O profissional ou empreendedor que ingressar no hub terá acesso a um programa de mentoria e aceleração totalmente customizado para suas necessidades, nas quatro frentes de trabalho da Nextt 49+: coach, consultoria, coworking/ incubadora e educação. Aderindo ao hub, será feito um diagnóstico para que conte com a consultoria necessária, dentro do pacote contratado.

Haverá no hub também a oferta de coaching exclusivo para mulheres empreendedoras, hoje à frente de quase metade das empresas no Brasil.

Educação

Na área da educação, a Nextt 49+ vai oferecer, a partir do mês de maio, cursos, palestras e workshops pautados pela andragogia (educação para o público adulto), que atende com mais assertividade o público sênior.

Além do trabalho dos sócios, a iniciativa conta com um time de consultores associados, que vai atuar tanto no desenvolvimento de projetos e atendimento ao público.

Diretamente como consultoria ou apoiando as startups, as grandes marcas também serão convidadas a participar deste mercado. “Os baby boomers e a geração X chegaram à maturidade, com poder de compra nas suas mãos e exigências diferenciadas”, avalia Garcia. “Acreditamos que conhecer esse público, seus nuances e desejos é hoje a melhor porta de entrada para o crescimento de muitas marcas, produtos e serviços, dado o enorme potencial de crescimento desse segmento”, completa.

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site