Novo
Agora IDGNow! é IT Midia.com
Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
Quando a sua operadora de celular pode cobrar multa?
Quando a sua operadora de celular pode cobrar multa?
Home > Mobilidade

Quando a sua operadora de celular pode cobrar multa?

Cobrança por fidelização é permitida por lei, mas deve ser proporcional ao tempo restante no contrato e nunca superior ao benefício concedido

Da Redação

10/04/2019 às 10h00

Foto: Shutterstock

Para captar mais clientes, as operadoras de celular, normalmente, oferecem algum benefício em troca de um tempo mínimo de permanência em um plano. Essa prática de fidelização é comum no mercado. Entretanto, se o cliente quiser cancelar o plano antes do fim do tempo de permanência, as operadoras aplicam uma multa. A Proteste, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor lembra que, segundo a Anatel, as operadoras podem cobrar essa multa, mas ela deve ser proporcional ao tempo restante da fidelização e ao benefício oferecido.

Se o cancelamento for solicitado por descumprimento de obrigação contratual ou legal por parte da operadora, a multa não pode ser cobrada. Nesse caso, a operadora deve provar que não descumpriu o contrato.

Multas também podem ser aplicadas se o cliente não quiser cancelar o contrato, mas mudar de plano. A mesma regra vale nesse caso: a multa não pode ser superior ao benefício recebido.

Outra possibilidade de cobrança de multa é no caso de o consumidor ter contratado um combo e querer cancelar um dos serviços. Nesse caso, não é permitido o cancelamento de apenas um deles, mas sim do contrato todo. Nesse caso, a operadora poderá cobrar a multa.

Apesar da multa ser legal, se não houver um contrato por escrito estabelecendo a carência e a multa, a Proteste destaca que o valor não poderá ser cobrado – o que é comum quando a contratação do plano é feita por telefone ou pela internet.

IDG Now! agora é itmidiacom. Para ler mais notícias, acesse

 

 

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site