Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
Qual é a realidade brasileira quando falamos em mobilidade urbana?
Qual é a realidade brasileira quando falamos em mobilidade urbana?
Home > Mobilidade

Qual é a realidade brasileira quando falamos em mobilidade urbana?

48% das cidades brasileiras ainda não possuem plano de transporte urbano em prática. Tema será discutido durante IT Forum X

Da Redação

01/10/2019 às 17h00

Foto: Shutterstock

Em 2012, o governo federal brasileiro sancionou a Lei da Mobilidade Urbana (nº 12.587), que determina aos municípios o planejamento e execução da política de mobilidade urbana como instrumento fundamental para o crescimento sustentável das cidades. Um dos focos da lei é a priorização de veículos não motorizados e coletivos, superando a visão das últimas décadas sobre a infraestrutura baseada em carros.

Apesar de haver uma legislação específica, a Associação Nacional de Transportes Urbanos (NTU) afirma que 48% dos municípios brasileiros não possuem um projeto de transporte urbano em prática. Além disso, de acordo com o Ministério das Cidades, diversas capitais ainda não contam com planejamento de mobilidade urbana, como Recife, Maceió, Cuiabá e Goiânia.

Para contribuir para o desenvolvimento da mobilidade urbana no Brasil, diversas empresas estão implementando serviços de caronas, compartilhamento de veículos, incentivo ao uso de bicicletas e patinetes. Mas o que mais falta e quais são os desafios para as cidades brasileiras?

Para esclarecer como os municípios estão mudando o seu planejamento para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e debater o futuro da mobilidade urbana no Brasil, especialistas abordarão o tema durante o painel "Mobilidade Urbana: onde estamos e para onde vamos?", que acontecerá no dia 16 de outubro durante o IT Forum X. A 7ª edição do evento receberá mais de 250 palestrantes em diferentes palcos e praças de conteúdo. O tema principal desse ano será “Eu 5.0”, que busca posicionar o ser humano no centro da discussão tecnológica.

Para falar sobre o assunto estarão presentes

Carlos Mira, Truckpad

Economista e pós-graduado em marketing, Carlos Mira tem mais de 35 anos de experiência no setor de logística e transportes. Foi Presidente da ASLOG (Associação Brasileira de Logística) e CEO de grandes empresas do setor. Desde 2014, empreende com a startup de tecnologia aplicada à logística TruckPad – o app da carga. Sua startup venceu o concurso Plug and Play Tech Center Winter Expo – no Vale do Silício (EUA), como “a startup mais inovadora do mundo”, hoje listada entre as “100 Open Startups”.

Douglas Tokuno, Waze Carpool

Douglas Tokuno é o responsável pela operação do Waze Carpool na América Latina. O executivo entrou para o time do Waze em 2017 para liderar a chegada desse serviço ao país. Antes disso, Tokuno fez parte da equipe de Produtos e Estratégia do YouTube no Google e foi mentor de negócios na Startup Farm e no Google Campus por dois anos.

Ricardo Leite, BlaBlaCar

Ricardo Leite é diretor-geral no Brasil da BlaBlaCar, maior plataforma global de viagens compartilhadas. Antes da BlaBlaCar, o executivo atuou como consultor de gestão e foi fundador e CEO da Zocprint, plataforma online de customização de produtos gráficos. Leite fez MBA na Universidade de Chicago e graduação em Engenharia de Computação no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Luca Cafici, InstaCarro

Com pouco menos de 30 anos, Luca Cafici já criou três empresas em três países diferentes, entre elas, a InstaCarro. Hoje, a startup é referência em venda rápida de veículos, tendo um formato único e consolidado no mercado automotivo, transitando mais de R$ 500 milhões em seus 4 anos de funcionamento.

Roberto Speicys, Scipopulis

Roberto Speicys Cardoso é fundador da Scipopulis, Phd em Ciência da Computação pela Universidade de Paris 6-Sorbonne Universités e Mestre em Ciência da Computação pela USP. O executivo trabalha com análise de dados de transporte há 5 anos e é membro dos comitês de Intelligent Transport Systems da ANTP e da UITP.

O painel será mediado por Flavio Tavares, referência em mobilidade corporativa no Brasil e fundador do Instituto PARAR. O executivo também é palestrante, diretor de marketing da GolSat, mentor de startups e uma das maiores vozes sobre propósito e impacto social.

O IT Forum X acontecerá nos dias 16 e 17 de outubro no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Outros temas como big data, metodologias de aceleração, cidades inteligentes, 5G e conectividade serão abordados durante o evento. Para mais informações, clique aqui.

 

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio