Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
Políticos recebem com desconfiança projeto de criptomoeda do Facebook
Políticos recebem com desconfiança projeto de criptomoeda do Facebook
Home > Internet

Políticos recebem com desconfiança projeto de criptomoeda do Facebook

Representantes nos EUA pediram suspensão do projeto Libra até que seja regulamentado. Receio é que haja descuido com privacidade dos usuários

Da Redação

20/06/2019 às 18h47

Foto: Shutterstock

Políticos norte-americanos solicitaram a suspensão do projeto de criptomoeda do Facebook apresentado nesta semana. De acordo com informações da Reuters, Maxine Waters, atual presidente do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, afirmou que a companhia de Mark Zuckerberg deve pausar o desenvolvimento da moeda virtual até que o Congresso e os reguladores avaliem a iniciativa.

"O Facebook tem dados sobre bilhões de pessoas e tem mostrado repetidamente um desrespeito pela proteção e pelo uso cuidadoso dessas informações", afirmou Waters em comunicado. "Com o anúncio de que planeja criar uma criptomoeda, o Facebook continua sua expansão descontrolada e amplia seu alcance sobre as vidas de seus usuários", completou.

Além de Maxine Waters, o deputado Patrick McHenry, do partido republicano, pediu audiência sobre o projeto Libra. Questionado sobre o assunto, um representante do Facebook garantiu que a companhia pretende esclarecer todas as dúvidas dos legisladores.

Desde a apresentação da Libra, políticos de todo o mundo demonstraram preocupação. Segundo os relatos, o receio é de que haja descuido com a privacidade dos usuários, colocando sua privacidade em risco.

“O Facebook já é muito grande e muito poderoso, e usou esse poder para explorar os dados dos usuários sem proteger sua privacidade. Não podemos permitir que o Facebook crie uma nova criptomoeda", desabafou o senador Sherrod Brown, principal democrata no Comitê Bancário do Senado.

Outro senador que demonstrou receio em relação ao assunto foi Mark Warner. Para ele, o Facebook poderia utilizar seu alcance nas redes sociais para dominar o mercado de pagamentos móveis.

Fora dos Estados Unidos, o ministro das Finanças da França, Bruno Le Maire, pediu que haja maior regulamentação para as empresas de tecnologia. "Este instrumento de transações permitirá que o Facebook colete milhões e milhões de dados, o que fortalece minha convicção de que existe a necessidade de regulamentar os gigantes digitais", defendeu em entrevista à rádio Europe 1.

Apesar dos posicionamentos contrários, há também quem defenda a iniciativa de Zuckerberg. Mark Carney, presidente do Banco da Inglaterra, afirmou enxergar potencial na Libra, mesmo tendo que enfrentar regulamentação rígida durante o processo.

Com toda a polêmica, agora resta aguardar as decisões para saber se a Libra realmente será capaz de se tornar uma moeda global, conforme o planejado.

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio