Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
Pesquisadores buscam detectar câncer precocemente por meio de exame de sangue
Pesquisadores buscam detectar câncer precocemente por meio de exame de sangue
Home > Inovação

Pesquisadores buscam detectar câncer precocemente por meio de exame de sangue

Estudo com CancerSEEK produziu resultados positivos em cerca de 70% dos casos, mas revela que método ainda precisa ser aperfeiçoado

Da Redação

31/05/2019 às 16h18

Foto: Shutterstock

Um simples exame de sangue que pode detectar oito tipos de câncer precocemente é a promessa da ciência para o futuro. A Thrive Before Detection, empresa fundada por três pesquisadores de câncer da Universidade Johns Hopkins, levantou US$ 110 milhões de investidores para lançar no mercado um exame de detecção de câncer precoce chamado CancerSEEK.

O CancerSEEK, conhecido como “biópsia líquida”, busca mutações genéticas no DNA do tumor e marcadores de proteínas no plasma sanguíneo relacionados ao câncer.

Um estudo publicado na Science em 2018 com mais de 1000 pacientes com tumores em estágio inicial revelou que o CancerSEEK produziu um resultado positivo em cerca de 70% das vezes. O método apresentou melhores resultados na detecção do câncer de ovário e de fígado, com uma taxa de sucesso de quase 98%. O pior desempenho, contudo, foi com o câncer de mama, detectando apenas 33% do tumor no estágio 1. Os falsos positivos representaram menos de um por cento.

A rápida ascensão e a queda da Theranos, startup fundada por Elizabeth Holmes, nos lembra como uma promessa de salvar os rumos da biotecnologia somada à investimentos de capital de risco pode resultar em um verdadeiro fiasco. No caso da Theranos, acabou em uma das maiores fraudes no setor de diagnósticos médicos.

Para se afastarem desse enredo, cientistas da Thrive Before Detection consideram os estudos iniciais do CancerSEEK promissores, mas reconhecem que ainda há muito a evoluir. Recentemente, a empresa fechou uma parceria com a provedora de serviços de saúde Geisinger para lançar um ensaio clínico com mais de 10 mil indivíduos.

 

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site