Novo
Agora IDGNow! é IT Midia.com
Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
Pesquisador diz que Twitter ‘combina com líderes autoritários’
Pesquisador diz que Twitter ‘combina com líderes autoritários’
Home > Internet

Pesquisador diz que Twitter ‘combina com líderes autoritários’

Para professor austríaco Christian Fuchs, a rede social favorece o narcisismo e o individualismo

Da Redação

11/03/2019 às 14h00

Foto: Shutterstock

“O Twitter combina com líderes autoritários”, afirmou recentemente o professor da Universidade de Westminster, no Reino Unido, Christian Fuchs, em uma entrevista ao O Globo.

Para o pesquisador austríaco, que lançou no ano passado o livro “Digital Demagogue: Authoritarian Capitalism in the Age of Trump and Twitter”, essa combinação citada acima aconteceria porque a rede social “favorece o narcisismo e o individualismo”.

Além disso, Fuchs diz que os políticos de extrema-direita preferem usar as redes sociais para se comunicar na tentativa de criar uma distração. “Eles querem distrair as pessoas daquilo que realmente as separa uma das outras, que é a desigualdade de renda. No Twitter, eles tentam distrair quanto mais gente for possível das contradições sociais."

“Capitalismo autoritário”

O especialista também critica duramente as redes sociais, apontando que essas plataformas funcionam como agências publicitárias de olho no lucro, sem se importar com o tipo de conteúdo que é compartilhado.

“O triunfo da lógica individualista e publicitária das redes sociais coincidiu, em muitos países, com a ascensão de novos nacionalismos e direitas autoritárias que são reações à crise global. A ocupação das redes sociais pela extrema-direita é um sintoma desta nova fase do capitalismo, que chamo de capitalismo autoritário”, afirma ao O Globo.

IDG Now! agora é itmidiacom. Para ler mais notícias sobre startups, acesse.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site