Novo
Agora IDGNow! é IT Midia.com
Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
Pela primeira vez, XP roda em menos de 50% das máquinas Windows
Pela primeira vez, XP roda em menos de 50% das máquinas Windows
Home >

Pela primeira vez, XP roda em menos de 50% das máquinas Windows

Versão XP, lançada há 10 anos, agora tem 45,4% do mercado total, e deve ser superada pela 7 em maio ou junho.

Gregg Keizer

01/03/2012 às 19h25

Foto:

Na esteira do lançamento do preview do Windows 8, novas estatísticas mostram que o Windows XP despencou novamente, e deve ser superado pelo Windows 7 em junho. Com isso, o velho (10 anos) XP também alcançou um marco em fevereiro: pela primeira vez,
está em menos de metade (49,4%) das máquinas rodando Windows.

De acordo com a empresa de métricas Net Applications, o Windows XP perdeu 1,8 pontos percentuais no mês passado, caindo para 45,4% no mercado total. O declínio foi o maior desde dezembro de 2011, e pela quarta vez nos últimos 12 meses o OS perdeu cerca de dois pontos percentuais.

Enquanto isso, o Windows 7 continua subindo, ganhando 1,7 ponto percentual ao final de Fevereiro. Agora ele tem 38,1% do mercado.

Supondo que seus ritmos mantenham-se estáveis, o Windows 7 vai passar o XP em junho, talvez até maio.

Quem torce por isso é a Microsoft, que vive lembrando aos clientes que XP deixará de receber atualizações de segurança em abril de 2014, e agressivamente vende o Windows 7 como o próximo passo lógico.

O Vista, que nunca conseguiu capturar mais de 20% do mercado – perdeu cerca de um décimo de ponto percentual, caindo para 8,1%.

A fatia global do Windows (todas as versões) recuou ligeiramente para 91,9%. A última vez que o sistema caiu mais de meio ponto percentual foi em outubro de 2011.

O lançamento do preview do Windows 8 não afetará imediatamente os números do mercado. Mas, se o sistema operacional radicalmente reformulado for bem, isso poderia significar o fim da escalada do Windows 7.

O Vista, por exemplo, atingiu o pico no mesmo mês em que a Microsoft lançou o Windows 7 e vem caindo desde então.

Usuários do Windows XP serão capazes de atualizar para o 8, desde que seus PCs cumpram os requisitos mínimos do sistemao: processador de 1 GHz e 1GB de RAM. A maioria dos analistas, no entanto, esperar que os proprietários de XP, especialmente as empresas que ainda usam o antigo sistema operacional, migrem para o Windows 7, em vez de para o sucessor.

Os próximos meses mostrarão se os usuários estão testando o Windows 8, e, eventualmente, prever sua futura adoção.

O Mac OS X, da Apple, ganhou terreno em fevereiro, crescendo sua participação em mais de meio ponto percentual e encerrando o mês com 6,9% do mercado. Foi o maior aumento do sistema operacional Mac em um mês, e coloca a Apple bem perto de seu recorde em outubro de 2011.

A Net Applications calcula o uso do sistema operacional os dados obtidos de mais de 160 milhões de visitantes únicos que navegam nos 40 mil sites que a companhia monitora.

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site