Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
PayPal deixa projeto de criptomoeda do Facebook
PayPal deixa projeto de criptomoeda do Facebook
Home > Internet

PayPal deixa projeto de criptomoeda do Facebook

Empresa de meio de pagamentos é o primeiro grande nome a abandonar projeto Libra. Iniciativa pode ter ainda mais complicações para sair do papel

Da Redação

07/10/2019 às 15h23

Foto: Shutterstock

O PayPal anunciou na última sexta (4) sua saída da Libra Association, grupo criado pelo Facebook para a criação da moeda digital  Libra.

De acordo com o comunicado enviado pela companhia de pagamentos, ela não estará mais envolvida nas decisões tomadas pelo grupo e irá redirecionar o tempo e esforços que estavam sendo gastos nessa iniciativa para projetos internos.“Continuamos apoiando as aspirações da Libra e esperamos continuar o diálogo sobre formas com que poderemos trabalhar em conjunto no futuro”, foi o comentário feito pela PayPal ao anunciar sua saída do grupo.

O portal de tecnologia Techcrunch compartilhou a mensagem enviada pela Libra Association após a saída do Paypal. De acordo com a nota, “A jornada será longa e desafiadora. O tipo de mudança que reconfigurará o sistema financeiro para se voltar às pessoas, e não às instituições que o servem, será difícil. O compromisso com essa missão é mais importante para nós do que qualquer outra coisa. É melhor sabermos sobre essa falta de compromisso agora do que mais tarde."

O PayPal é a primeira marca do mercado financeiro a deixar a associação, sendo que o anúncio foi realizado dias após a Bloomberg publicar uma reportagem informando que as companhias de pagamento estariam indecisas em prosseguir com o projeto, devido a pressões de órgãos governamentais e uma suposta falta se informações mais detalhadas por parte do Facebook.

Até o fechamento desta matéria, as demais empresas que anunciaram a parceria com a rede social (como Visa, Mastercard e Mercado Pago), não se posicionaram contra ou a favor do projeto.

Vozes contrárias

Antes do Paypal anunciar sua saída da associação, o jornal francês Les Echos publicou entrevista na qual Tim Cook, CEO da Apple, criticava a iniciativa.

"Realmente acredito que [a gestão de] uma moeda deva ficar nas mãos dos países. Não  fico confortável com a ideia de um grupo privado criando uma moeda concorrente. Uma empresa privada não deveria buscar poder desta maneira."

Não é somente o executivo da Maçã que pensa dessa forma: o executivo (e apresentador) Mark Cuban já classificou a moeda digital como “perigosa” e os governos da França e Alemanha já declararam que pretendem bloquear o uso da Libra dentro do seus territórios.

Anunciada em junho como parte integrante da Calibra, subsidiária do Facebook para o setor de pagamentos, a criptomoeda Libra seria utilizada como meio de pagamento para transações dentro e fora da rede social. Levando em conta que a plataforma é visitada por 2 bilhões de pessoas mensalmente, a Libra teria condições de se transformar em uma moeda realmente importante dentro do cenário econômico.

Com a saída do Paypal da operação e as ressalvas de pessoas e governos importantes no mercado global, resta acompanhar como serão os próximos passos dados pelo grupo.

 

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio