Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
Ônibus de SP passam a aceitar pagamento por aproximação e cartão de crédito
Ônibus de SP passam a aceitar pagamento por aproximação e cartão de crédito
Home > Mobilidade

Ônibus de SP passam a aceitar pagamento por aproximação e cartão de crédito

Projeto piloto dura, inicialmente, três meses e acontece com frota reduzida. Mastercard e Visa são parceiras da implementação

Da Redação

12/09/2019 às 11h49

Foto: Divulgação

Legenda:

A Prefeitura de São Paulo, Visa e Mastercard anunciaram nesta quinta-feira (12) esforços para facilitar o pagamento das passagens de ônibus na capital paulista. A partir de sábado (14), paulistanos e turistas poderão pagar a passagem de ônibus diretamente com seus cartões Visa ou Mastercard de débito, crédito, pré-pago, smartwatches ou smartphones que possuam a tecnologia de pagamento por aproximação.

Na primeira fase do projeto, a tecnologia será embarcada em aproximadamente 200 ônibus municipais que operam em 12 linhas da capital paulista. Por enquanto, trata-se de um projeto piloto com duração de três meses. Com a novidade, a ideia é que passageiros ganhem tempo e comodidade, uma vez que dispensa a necessidade de carregar o bilhete único ou ainda transportar dinheiro para o pagamento da passagem. Ao mesmo tempo, garante maior fluidez no embarque.

A Visa lançou em abril deste ano o pagamento por aproximação no metrô do Rio de Janeiro. Segundo a operadora, o número de transações por aproximação realizadas nas 41 estações vem crescendo quase 60% a cada mês. "Isso prova que benefícios como conveniência, rapidez e segurança estão cada vez mais evidentes na vida dos cariocas e dos turistas. Para se ter uma ideia do sucesso desse projeto, 94% das pessoas que usam a solução no transporte público, seguem usando como hábito. Tenho certeza de que em São Paulo não será diferente”, conta Fernando Teles, country manager da Visa do Brasil.

João Pedro Paro Neto, presidente da Mastercard para Brasil e Cone Sul, destaca a praticidade e agilidade para solução e transformação digital que o transporte público também vivencia: “Esse projeto oferece ao usuário a possibilidade de usar nos ônibus da cidade o mesmo cartão ou dispositivo que utiliza para suas compras diárias, tirando a necessidade de se ter dinheiro no bolso ou bilhetes específicos que fazem mais sentido para usuários frequentes”, explica o executivo. “A tecnologia de pagamento por aproximação trará agilidade e praticidade para a cidade, já que é cerca de 10 vezes mais rápida que o pagamento em dinheiro”, complementa. Em Londres, a Mastercard ajudou na implementação do sistema de pagamento por aproximação no transporte público em 2014. Segundo a companhia, o método responde atualmente por 55% das viagens realizadas no metrô

Como funciona

Com a nova forma de pagamento, o passageiro não vai mais ter que sacar dinheiro, perder tempo em filas ou lembrar do trocado da passagem do ônibus. Basta aproximar o cartão de crédito, débito, pré-pago ou o dispositivo móvel com a tecnologia de pagamento por aproximação em um dos validadores sinalizados para o uso da nova tecnologia. Tanto o cartão, quanto os terminais habilitados possuem o sinal de quatro ondas.

A cobrança da tarifa será debitada diretamente na fatura (para cartões de crédito) ou na conta corrente (para cartões de débito), sem custo adicional ou taxas. Os passageiros também podem usar suas respectivas carteiras digitais para realizarem o pagamento por aproximação.

Com isso, São Paulo se une a cidades do mundo todo, incluindo Nova York, Londres, Rio de janeiro e Cingapura, permitindo que a tecnologia por aproximação melhore a experiência do cidadão.

Na lista abaixo, confira as linhas participantes do projeto piloto na cidade de São Paulo:

2590/10 — Pq. D. Pedro II/União de Vl. Nova

4031/10 — Metrô Tamanduateí/Pq. Sta. Madalena

6030/10 — Term. Sto. Amaro/UNISA-CAMPUS 1

917M/10 — Metrô Ana Rosa/Morro Grande

2002/10 — Term. Bandeira/Ter. Pq. D. Pedro II

715M/10 — Lgo. da Pólvora/Jd. Maria Luiza

908T/10 — Butantã/Pq. D. Pedro II

9300/10 — Ter. Pq. D. Pedro II/Ter. Casa Verde

9500/10 — Pça. Do Correio/Term. Cachoeirinha

5129/10 — Term. Guarapiranga/Jd. Miriam

807M/10 — Shop. Morumbi/Term. Campo Limpo

675R/10 — Metrô Jabaquara/Grajaú

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site