Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
O que você deve fazer para não receber mais ligações de telemarketing
O que você deve fazer para não receber mais ligações de telemarketing
Home > Mobilidade

O que você deve fazer para não receber mais ligações de telemarketing

Em alguns estados ou cidades é possível cadastrar seu número no Procon para deixar de receber ligações repetitivas

Da Redação

11/04/2019 às 17h52

Foto: Shutterstock

As famigeradas ligações de telemarketing têm a habilidade de, muitas vezes, tirar a paciência das pessoas. Afinal, muitas das ligações são para ofertar produtos que você, provavelmente, não precisa. Se, de um lado, os operadores estão desempenhando seu trabalho honestamente, do outro consumidores têm o direito de não serem importunados com esse tipo de ligação.

Há modelos de smartphones que conseguem bloquear ligações indesejadas, mas para os casos onde não é possível habilitar um recurso dedicado, ainda é possível filtrá-los. A Proteste, Associação de Defesa do Consumidor, lembra que nos Procons de alguns estados ou cidades, você pode cadastrar seu número para que deixe de receber ligações dessa natureza. Para isso, você deve acessar o site do órgão estadual ou municipal e incluir um ou mais números.

Quando esse cadastramento completar 30 dias, as empresas ficarão proibidas de ligar para os números que você informou.

E se as ligações de telemarketing continuarem?

Segundo a Proteste, para saber se podem ou não entrar em contato com determinados consumidores, as empresas de telemarketing e os fornecedores de produtos ou serviços precisam se cadastrar no Procon para acessar a lista de telefones bloqueados para chamadas de telemarketing.

Agora, se mesmo assim, você receber uma ligação de telemarketing, anote o nome da empresa e o horário da ligação e faça uma denúncia ao Procon. Em alguns estados, as empresas que insistem com essa conduta inconveniente são multadas.

Vale lembrar que o sistema de bloqueio não cobre todos os tipos de ligações. Entidades assistenciais que costumam ligar para pedir doações e empresas de cobrança não são afetadas. Já chamadas feitas para pesquisas de opinião e satisfação, na etapa de pós-venda e voltadas para o relacionamento entre empresas e clientes, não podem ser bloqueadas.

Para quem devo reclamar?

A Proteste ainda reforça que se você for importunado constantemente por ligações de telemarketing, é ainda possível fazer uma reclamação na Anatel, seja pelo telefone 1331 ou por meio do site do órgão. Ou ainda ligar para o Serviço de Defesa do Consumidor da Proteste por meio do telefone 4003-3907.

IDG Now! agora é itmidiacom. Para ler mais notícias, acesse

 

 

 

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site