Novo
Agora IDGNow! é IT Midia.com
Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
Novo app revela se PC está vulnerável às falhas Meltdown e Spectre
Novo app revela se PC está vulnerável às falhas Meltdown e Spectre
Home > Inovação

Novo app revela se PC está vulnerável às falhas Meltdown e Spectre

Chamada InSpectre, solução da Gibson Research faz uma varredura rápida para descobrir se o computador recebeu os patches necessários contra as ameaças.

PC World / EUA

17/01/2018 às 13h37

meltdownspectre_625.jpg
Foto:

As informações mais importantes que você precisa saber sobre as sérias falhas de CPU Meltdown e Spectre não são se o seu PC é inerentemente vulnerável a elas – porque ele é – mas se o seu sistema recebeu patches de proteção contra as falhas. No entanto, descobrir isso não é algo muito fácil. 

É preciso navegar por logs de updates, cruzá-los com identificadores de vulnerabilidades e códigos da Microsoft – ou pelo menos era assim. A Gibson Research lançou recentemente a InSpectre, uma ferramenta simples que detecta se o seu PC está vulnerável ao Meltdown e ao Spectre. 

O InSpectre é um programa “pequeno”, de 112kb, que não exige uma instalação formal e verifica o seu computador em busca de suscetibilidades em milissegundos. Quando finaliza o processo, o programa abre uma janela com informações claras e fáceis de serem lidas sobre o status de segurança do seu sistema. 

Descer a barra de navegação revela uma explicação mais profunda sobre a situação de segurança do seu PC, mais uma vez usando uma linguagem acessível para te ajudar a saber o que está protegido e o que não está. Assim como outros softwares da Gibson, o InSpectre apenas funciona. Esse é o tipo de app que a Microsoft e a Intel deveriam ter publicado para esclarecer a situação confusa sobre os patches para essas falhas devastadoras de CPU que vem tomando as manchetes nas últimas semanas.

inspectreapp01.jpg

O InSpectre ainda está em seus primeiros dias. A primeira versão da ferramenta disparou falsos positivos com software de antivírus, apesar desse problema ter sido solucionado em uma versão seguinte. A Gibson alerta os usuários para “POR FAVOR não pegar uma cópia do programa em qualquer outro site de terceiros, uma vez que pode ser malicioso”.

Apesar de o InSpectre fazer um ótimo trabalho em te dar informações de alto nível sobre se o seu sistema principal foi protegido contra o Meltdown e o Spectre, atualizar o seu sistema e CPU não são as únicas proteções que você deve adotar. Esses exploits afetam todos os aspectos do seu sistema. Confira nosso guia especial sobre o assunto para saber mais.

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site