Home > Mobilidade

Nova CNH com chip é adiada para o final de 2022

Prazo para início da emissão do documento foi adiado de janeiro de 2019 para dezembro de 2022 por conta de resolução publicada pelo Contran

Da Redação

11/12/2018 às 16h49

cnhchipcontran_625.jpg
Foto:

Prevista inicialmente para ser expedida a partir do próximo mês de janeiro, a nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação) com chip teve o seu prazo adiado em quatro anos, do início de 2019 para o final de 2022. As informações são da QuatroRodas.

Conforme uma nova resolução publicada em 30 de novembro pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), os órgãos de trânsito dos estados brasileiros agora têm até o dia 31 de dezembro de 2022 para se adequarem ao novo modelo do documento, que traz mudanças significativas em relação ao tradicional, de papel.

Com um formato que lembra um cartão de crédito (veja imagem acima) e também chamada de “CNH inteligente”, essa versão da carteira de habilitação é feita de plástico, com gravação dos dados a laser, e promete facilitar a leitura e o armazenamento de informações sobre o motorista.

Além do já citado chip, que eventualmente poderá ser usado para cadastrar a identificação biométrica do usuário, o futuro modelo do documento também terá um QR Code, que permitirá a versão digital da CNH.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail