Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
NIC.br: Nove entre dez empresas no Brasil têm acesso à internet
NIC.br: Nove entre dez empresas no Brasil têm acesso à internet
Home > Internet

NIC.br: Nove entre dez empresas no Brasil têm acesso à internet

São Paulo - Banda larga via ADSL é usada por 65% das empresas com mais de dez funcionários pesquisadas, seguida por acesso a cabo (22%).

Guilherme Feiltti, editor assistente do IDG Now!

28/04/2009 às 11h55

Foto:

Nove entre dez empresas brasileiras (91%) que empregam mais de dez funcionários possuem acesso à internet, revela a pesquisa TIC Empresas 2008 divulgada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) nesta terça-feira (28/04)

O número é praticamente estável em relação aos 92% registrados em 2007. Segundo o estudo, 3% das empresas ouvidas não usam internet e 6% não usam computadores.

Estável também está a cifra que representa o número de empresas que contam com computadores em suas instalações - 94% em 2008 contra 95% em 2007, segundo dados do NIC.br.

O levantamento foi realizado por telefone entre 3.500 empresas com 10 ou mais
funcionários entre outubro e novembro, com erro
amostral de 2 pontos percentuais.

Entre os tipos de conexão, a tecnologia ADSL se mantém como a mais popular, usada por 65% das empresas entrevistadas, seguida pelo acesso via cabo, cuja adesão cresceu oito pontos porcentuais em dois anos - de 14% em 2006 para 22% no ano passado.

Em terceiro lugar, a tecnologia de acesso via rádio é usada por 13% das empresas. No sentido contrário, o uso de conexões discadas entre empresas caiu de 14% para 5% nos últimos dois anos.

Entre os tipos de redes explorados pela empresa para acesso online, o NIC.br destaca o crescimento de 7 pontos percentuais entre as companhias que possuem redes wireless, saltando de 28% para 35% delas na comparação com 2007.

A relação daquelas que têm redes com fio também cresceu em ritmo semelhando, partindo de 77% em 2007 e atingindo 83% no ano passado.

O NIC.br destaca a relação que o uso de redes guarda tanto com o tamanho como com a localização geográfica da empresa.

Companhias grandes usam mais redes com ou sem fio e contam com mais intranets do que as consideradas médias ou pequenas pelo órgão.

Da mesma maneira, a penetração das tecnologias se mostra mais acentuada nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

A influência desta última decorre, principalmente, de Brasília, que tem índices de inclusão digital maiores que outras cidades da região pela presença do Governo Federal.

A pesquisa TIC Empresas 2008 pode ser consultada na íntegra no site do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br).

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site