Novo
Agora IDGNow! é IT Midia.com
Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
Microsoft lança versão beta do Internet Explorer 9
Microsoft lança versão beta do Internet Explorer 9
Home > Internet

Microsoft lança versão beta do Internet Explorer 9

Com nova versão, empresa promete acelerar a navegação na web ao explorar poder de processadores multicore e aceleração por hardware.

Renato Rodrigues, do IDG Now!*

15/09/2010 às 14h41

Foto:

SÃO FRANCISCO (EUA) - A Microsoft anunciou nesta quarta-feira (15), o lançamento mundial da nova versão do browser Internet Explorer 9. 

De acordo com a Microsoft, o IE9 promete acelerar a navegação na web. Para isso, traz recursos como um novo engine de Java Script , o Chakra, que utiliza processadores de multicore (com mais de um núcleo) para acelerar o processamento desse tipo de código, muito utilizado na web. A empresa diz que a nova versão é até 11 vezes mais veloz que o Internet Explorer 8, além de ser mais rápida que as versões mais recentes do Firefox e Safari em JavaScript.

O Internet Explorer 9 também é o primeiro navegador a ser totalmente acelerado pelo hardware, usando o chip gráfico dos micros para ajudar na renderização das páginas. O browser utiliza 90% do poder dos PCs que antes os navegadores da web não aproveitavam, diz a Microsoft. 

i9-screen-idg

Screenshot do novo browser, que usa intensivamente os recursos do HTML5

O browser traz menos itens na barra de navegação, apresentando os controles que os usuários disseram querer e utilizar mais, como um botão maior de voltar. Além disso, esse botão assume a cor do site, chamando menos a atenção do internauta para o navegador.

Empresas como CNN, Discovery, Ebay e o Wall Street Journal já desenvolveram, em parceria com a Microsoft, funcionalidades para o lançamento do novo navegador.  

Outros recursos
Sites fixos: Com eles, os websites favoritos de um usuário podem ser acessados diretamente da barra de tarefa do Windows, sem ter de abrir a janela do navegador primeiro. A integração com Windows 7 permite a integração de jump lists e thumbnails (ao colocar o mouse sobre janela minimizada do site, surge uma miniatura) para os sites.

One Box: Se a usuário quiser realizar uma busca ou digitar um endereço da web, o One Box oferece um local único para iniciar e minimizar o espaço que o navegador utiliza.

Guias aprimoradas: O Internet Explorer 9 também promete aperfeiçoamentos na página New Tab (Nova Guia), que agora exibe os sites mais acessados (igual ao Chrome). Também igual ao do navegador da Google é a capacidade de "destacar" uma guia dentro de uma sessão de navegação. Se ela for colocada no desktop ao lado de outra, o IE9 entende que o usuário quer comparar as janelas e as ajusta automaticamente, lado a lado.

IE9 (2)

O recurso New Tab (Nova Guia), que mostra os sites mais visitados pelo usuário ao abrir uma nova aba.

Além disso, alguns sites, como o Bing, podem ter animações ao fundo- como se a home page fosse dinâmica. O buscador da MS, aliás, ganhou uma série de inovações em HTML5 que são usadas pelo IE9. 

Os atalhos na barra de tarefa estão mais completos. Caso o site tenha colocado os códigos necessários em sua página, o ícone dele irá exibir itens como atalhos para serviços e páginas dentro do site, agilizando a navegação, explica Brian Hall, da equipe de desenvolvimento do IE9.

Navegação segura
De acordo com a Microsoft, a versão 9 do IE também é a mais segura já feita. Além das funcionalidades já existentes na versão anterior, como SmartScreen Filter e InPrivate Browsing, ele traz um novo gerenciador de downloads, "atributos de confiabilidade", como isolamento de guias (se uma travar, o navegador não fecha), recuperação automática de quedas (ele abre os sites que estavam sendo visitados), recuperação de informações, e add-ons que avisam caso haja erros de códigos nas páginas que possam ameaçar a segurança. 

O Internet Explorer 9 suporta padrões como HTML5, SVG, CSS3, e COM, o que promete facilitar a vida dos desenvolvedores e permitir a criação de sites mais dinâmicos, diz a empresa.

A versão Beta do Internet Explorer 9 estará disponível até o final do dia pelo link: www.internetexplorer9.com.br. Versões em diversas línguas - incluindo Português do Brasil - podem ser baixada aqui: /www.beautyoftheweb.comEm ambos os casos, ela só funciona no Windows Vista e no 7.

O IE9 consolida a aposta da Microsoft de recuperação em um mercado bastante competitivo. Em agosto, o IE perdeu mercado depois de dois meses seguidos de expansão, de acordo com estatísticas coletadas pela empresa Net Applications.

Segundo o levantamento, o IE caiu três décimos de ponto porcentual, encerrando agosto com uma fatia de 60,4% do uso global de navegadores. O porcentual reflete o uso combinado de todas as versões de IE disponíveis.

O Chrome, da Google, respondeu por 7,5% de todos os navegadores em uso em agosto. O Safari, da Apple, foi utilizado por 5,2% dos usuários e o Opera, 2,4%. O Mozilla, em segundo lugar, ficou com 22,9% do mercado.

* O jornalista viajou a convite da Microsoft

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site