Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
Mais de 58 milhões brasileiros acessam Internet apenas pelo celular
Mais de 58 milhões brasileiros acessam Internet apenas pelo celular
Home > Internet

Mais de 58 milhões brasileiros acessam Internet apenas pelo celular

Segundo pesquisa TIC Domicílios 2017, o acesso à web apenas via celular superou pela primeira vez o número de pessoas que combinam celular e PC

Da Redação

24/07/2018 às 13h46

smartphonedestaque_625.jpg
Foto:

A proporção de usuários de Internet no Brasil cresceu seis pontos percentuais no último ano, passando de 61% para 67% entre 2016 e 2017, segundo a pesquisa TIC Domicílios 2017, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Conforme a 13ª edição do levantamento, que foi divulgada nesta terça-feira, 24/7, por meio do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), um total de 120,7 milhões de brasileiros acessam à web, sendo que a proporção nas áreas urbanas é de 71%. A maioria dessas pessoas (87%) usa a Internet todos os dias ou quase todos os dias.

Celular

O celular é o dispositivo mais usado na hora de se conectar, citado por 96% dos entrevistados. A pesquisa também revela um aumento no número de usuários que utilizam a TV para acessar à Internet, que passou de 7% para 22% entre 2014 e 2018.

É importante destacar também que 58,7 milhões de brasileiros acessam a Internet apenas via telefone celular, conforme o levantamento. Essa é a primeira vez na série histórica do estudo que o acesso apenas via celular superou o número de pessoas que combinam celular e PC, com 49% contra 47%. 

Fator socioeconômico
O uso exclusivo de Internet pelo celular é mais comum entre os usuários com renda menor, chegando a 80% nas classes D e E, e também em áreas rurais, com 72%. "No Brasil, 33 milhões de usuários com renda mensal de até dois salários mínimos utilizam a Internet exclusivamente pelo celular, enquanto o uso simultâneo incluindo o computador foi realizado por 88% dos usuários da classe A. O fator socioeconômico é preponderante”, explica Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, do NIC.br.

Principais usos

Enviar mensagens (90%) e acessar redes sociais (77%) ainda continuam como as atividades mais populares entre os brasileiros durante o uso da Internet. Vale citar ainda um crescimento no acesso de conteúdos audiovisuais, com 71% dos entrevistados afirmando assistir a vídeos ou ouvir músicas on-line. 

Metodologia

A edição 2017 da TIC Domicílios realizou entrevistas em mais de 23 mil domicílios em todo o país entre novembro de 2017 e maio de 2018 com o objetivo de medir o uso das tecnologias da informação e da comunicação nos domicílios, o acesso individual a computadores e à Internet, atividades desenvolvidas na rede, entre outros indicadores.

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site