Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
Maioria dos brasileiros desconfia dos descontos da BlackFriday
Maioria dos brasileiros desconfia dos descontos da BlackFriday
Home > Internet

Maioria dos brasileiros desconfia dos descontos da BlackFriday

Estudo da dunnhumby revela que a percepção da “metade do dobro” persiste, embora metade dos entrevistados já tenha comprado durante a promoção

Da Redação

26/11/2015 às 10h26

shop-942396_1280.jpeg
Foto:

O momento econômico atual influencia positivamente a decisão de aproveitar a BlackFriday para adquirir bens de consumo. mas a maioria dos brasileiros (54%) que participaram de estudo realizado pela dunnhumby ainda desconfia dos descontos oferecidos pelas lojas. A empresa ouviu 450 consumidores entre os dias 6 e 10 de novembro, em todo o Brasil.

O estudo verificou que, em geral, há uma percepção disseminada de que o desconto é “metade do dobro”. Ou seja, o consumidor acredita que o varejista aumenta o preço dos produtos para depois baixá-los. Apenas 28% dos entrevistados acreditam que os descontos sejam realmente interessantes.

Ainda assim, metade dos entrevistados já comprou na promoção da BlackFriday em anos anteriores. Destes, 39% não pretendem comprar nada em 2015. Outros 38% afirmaram que vão aproveitar os descontos para antecipar as compras de Natal.

Apesar do ceticismo... Brasil está entre os 5 países que mais buscam o termo Black Friday na Internet. A escala econômica da BlackFriday é mais intensa nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Brasil e Romênia. São estes os 5 top países considerando o tamanho dos setores do varejo e o nível de interesse da população na Black Friday.

pesquisablackfriday

O gráfico acima mostra o crescimento explosivo que está acontecendo nestes mercados-chave, principalmente nos últimos quatro anos. É interessante observar o relativo declínio nos EUA e Romênia ao longo dos anos. Canadá, Brasil e Reino Unido estão em uma trajetória ascendente e estes países vão ver a Black Friday de 2015 superar a de 2014 (embora a situação da economia brasileira atual impacte o evento).

A pesquisa da dunnhumby mostra também que 45% dos entrevistados afirmam gostar de datas comemorativas importadas, como a Black Friday. O fato é que a imigração, a mídia e a disseminação da tecnologia exercem forte influência nas decisões dos consumidores, gerando novos anseios e demandando mudanças estratégicas por parte das empresas. Trata-se de uma tendência identificada pela dunnhumby como Con(fusão) Cultural e que levantou as seguintes informações:

• A Cultura está, cada vez mais, sendo vista como um item de exportação;

Comida, eventos e saúde são áreas nas quais a diversidade cultural tem recebido o maior impacto;

Consumidores estão buscando o crescimento pessoal por meio da exploração de outras culturas;

•  Marcas e varejistas têm uma grande oportunidade de capitalizar o aumento das compras sem fronteiras geográficas.

Quase todas as indústrias são impactadas pela crescente tendência rumo ao multiculturalismo. Confira abaixo as áreas nas quais a diversidade cultural está desempenhando um papel importante, segundo levantamento da dunnhumby:

Alimentos – de restaurantes ao varejo alimentício e reality shows de culinária,  os consumidores estão cada vez mais interessados e curiosos com relação a diferentes culinárias.

Eventos e celebrações – do Holi, na Índia, ao Halloween, nos EUA, as festas estão se tornando mais globais.

Saúde – de Yoga, Capoeira e  Zumba a dietas veganas e culinárias orientais, os consumidores estão dispostos a importar costumes de outras culturas que o ajudarão a viver vidas mais saudáveis.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site