Novo
Agora IDGNow! é IT Midia.com
Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
Lista da IBM traz 5 inovações que podem mudar a vida das pessoas
Lista da IBM traz 5 inovações que podem mudar a vida das pessoas
Home >

Lista da IBM traz 5 inovações que podem mudar a vida das pessoas

Framingham - Tecnologias como energia solar em todos os lugares e análises de DNA se tornarão comuns nos próximos 5 anos, diz empresa.

Network World/EUA

26/11/2008 às 18h43

Foto:

Um maior uso da energia solar, uma "bola de cristal" médica, assistentes virtuais de compra. Essas são algumas das tecnologias que devem se tornar comuns nos próximos cinco anos - ou pelo menos é o que diz o estudo anual "Next Five in Five" (Os próximos cinco em cinco), publicado pela IBM. "O 'Next Five in Five' é baseado em tendências sociais e de mercado que devem transformar nossas vidas", disse a empresa, por meio de comunicado.

Vale ressaltar que boa parte das tecnologias é pesquisada diretamente pela IBM em seus laboratórios. Ou seja: essa lista pode ter mais a ver com tecnologias que a empresa gostaria que se tornassem padrão nos próximos anos, do que com as inovações que, de fato, farão parte do cotidiano das pessoas. Veja a lista com as previsões abaixo.

1. Energia Solar
Graças a um novo tipo de filme, painéis capazes de transformar raios solares em energia elétrica estarão presentes nas calçadas, muros, garagens, janelas e telhados. Esses filmes terão um custo reduzido e serão finos o suficientes para serem aplicados em qualquer superfície. "Até agora, os materiais usados para produzir painéis solares eram muito caros", disse a IBM. "Essas novas células solares podem ser 'impressas' e aplicadas em qualquer lugar."

2. Bola de cristal para a saúde
As pessoas terão uma espécie de "bola de cristal", que irá monitorar a saúde de seus donos. Essas bolas, na verdade, serão análises de DNA que podem indicar riscos de saúde e o potencial surgimento de doenças genéticas e/ou hereditárias. Segundo a IBM, essas análises custarão cerca de 200 dólares e devem ser acessíveis a uma boa parte da população. A parte boa é que as análises também revelarão sobre as doenças que estamos livres, permitindo que as pessoas, por exemplo, comam carne vermelha sem culpa.

3. Internet "falante"
Em vez de você digitar uma palavra no Google, você vai conversar com o Google (algo semelhante já está disponível para os usuários do iPhone). "Logo usaremos apenas a voz para surfar pela web", disse a companhia. A tecnologia será muito útil para pessoas com deficiências de visão ou de movimentos e também pode ser muito empregada em países como a Índia, onde há uma ênfase maior no idioma oral. Além de pesquisar na web, a IBM imagina que será possível responder e-mails e enviar mensagens instantâneas.

4. Assistente de compras digital
Em vez de perguntar para a namorada (ou namorado) se a calça nova vestiu bem e com qual outra roupa ela combina, as pessoas terão a ajuda de assistentes virtuais. Eles recomendarão acessórios e outras peças, como camisas ou camiseta, que poderão ser escolhidos em um menu. Os vendedores serão notificadas instantaneamente e trarão as peças escolhidas.

5. Lembretes automáticos
Esquecer de comprar o pão antes de chegar em casa vai ser coisa do passado. Segundo a IBM, uma tecnologia vai gravar e analisar suas conversas e depois o lembrará das tarefas automaticamente, graças ao GPS dos telefones celulares e câmeras e microfones que estarão espalhados por todos os lugares. Por exemplo, durante uma consulta, o médico recomenda que você não beba álcool por um mês. Ao entrar em um bar, o celular vai disparar mensagens avisando que você contrariou a recomendação médica. Divertido, não?

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site