Home > Internet

Justiça: Google pode manter buscas que ligam senador a helicóptero com cocaína

6ª Vara Cível de Brasília negou pedido de Zezé Perrella para que buscador deixasse de mostrar links associando seu nome com notícias sobre caso de 2013.

Da Redação

02/07/2018 às 14h36

GoogleLogo__625.jpg
Foto:

A 6ª Vara Cível de Brasília decidiu na última semana que o Google pode manter as buscas que vinculem o nome do senador Zezé Perrella (MDB-MG) aos termos “helicoca”, “helicóptero” e “cocaína” na sua ferramenta de buscas e no YouTube. As informações são do site especializado ConJur.

O político mineiro havia entrado com um pedido na justiça solicitando que a ferramenta de busca do Google deixasse de mostrar nos resultados das pesquisas os links para notícias e vídeos que vinculassem o seu nome às palavras citadas acima. O caso remonta a um episódio de 2013, quando a Polícia Federal apreendeu um helicóptero de propriedade da família de Perrella com cerca de 450kg de cocaína.

Em sua decisão sobre o caso envolvendo o Google, o juiz Pedro Matos de Arruda destacou, entre outras coisas, o fato de o helicóptero pertencer à família do senador.

Matos também chama a atenção para a liberdade de imprensa como fator determinante para permitir que a ferramenta de buscas da empresa de Mountain View continue exibindo os links de notícias sobre o caso que citem Perrella. 

“É um direito da imprensa livre tornar público tema avaliado como de interesse geral, assumindo as responsabilidades pela avaliação realizada e pela decisão de veicular a notícia, o que depende, como evidente, do atendimento de necessários pressupostos ditados como básicos ao exercício ético da profissão”, afirmou o juiz no documento – confira aqui a íntegra da decisão publicada pelo ConJur.

> Acompanhe o IDG Now! também nas redes sociais. Estamos no FacebookTwitter Instagram 

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail