Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
Intel revela que está desenvolvendo tecnologia para busca de vídeos
Intel revela que está desenvolvendo tecnologia para busca de vídeos
Home > Internet

Intel revela que está desenvolvendo tecnologia para busca de vídeos

São Francisco - Usuários poderão separar vídeos por frame e aproveitar tecnologia com reconhecimento de face para busca mais prática.

IDG News Service/ EUA

13/06/2008 às 15h23

Foto:

A Intel anunciou, na quarta-feira (11/06), que está desenvolvendo uma tecnologia de busca de vídeos, que será integrada em suas futuras plataformas multimídia.

A inovação da Intel permite que os usuários separem os vídeos por frames e usem tecnologia de reconhecimento de imagem e de face para reconhecer rostos, objetos, vozes, lugares e movimentos.

> Twingly lança busca por blogs 'spam'

Os usuários poderão, por exemplo, procurar por vídeos de jogos de futebol para assistir ao momento em que seu jogador favorito marcou um gol, segundo o pesquisador da Intel, Lin Chao.

Para o processo ser viável, a Intel desenvolveu um algoritmo e uma tecnologia de processamento, permitindo que quando um usuário peça para ver um gol, o buscador encontre frames que contenham objetos e faces relacionadas ao termo de busca.

Além disso, é possível dar ‘zoom’ em imagens específicas sem assistir a vídeos inteiros e categorizar as cenas por pessoa ou objeto.
++++
A tecnologia ainda possui desafios que podem se superar conforme a capacidade de processamento cresce, disse Chao. Processar um vídeo para torná-lo ‘buscável’ leva horas, já que atualmente os processadores de PCs são limitados.

Por isso, Chao não prevê quando a tecnologia chegará aos consumidores.

A iniciativa é parte da área de ‘computação visual’ da Intel, que combina núcleos de processamento, desenvolvimento de plataformas e capacidades gráficas, com o objetivo de humanizar a interação com o PC, segundo o Chief Technology Officer da Intel, Justin Rattner.

Entre as pesquisas em andamento, estão a plataforma Larrabee - que oferecerá processamento teraflop - e um projeto que rastreia as atividades humanas com RFID (do inglês radio frequency identification).

Para alavancar a demanda por dispositivos móveis com o chip Centrino Atom, a Intel revelou, também na quarta-feira (11/06), que aposta em um produto 'hit' de sucesso.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site