Novo
Agora IDGNow! é IT Midia.com
Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
IE avança e ataca o mercado do Firefox
IE avança e ataca o mercado do Firefox
Home > Internet

IE avança e ataca o mercado do Firefox

Navegador da Mozilla encolheu sua participação entre os browsers; Chrome também cresceu.

PC World / EUA

01/03/2011 às 19h50

Foto:

Por mais que haja muitos devotos do Firefox por aí, os números do navegador estão encolhendo a cada mês que passa. De acordo com os últimos dados sobre o a parcela de mercado dos navegadores, feita pela Net Applications, o Firefox caiu pouco mais de 1% no mês passado – porcentagem engolida em maior parte pelo Internet Explorer. 

Como um todo, o browser da Microsoft aumentou sua presença no mercado em 0.77 ponto percentual durante fevereiro. O resto da queda da taxa do Firefox foi dominada pelo Chrome, navegador do Google, que obteve crescimento de 0.23%. Indo um pouco mais além, os números do Explorer são ainda mais promissores para o IE8 e IE9. Por que? Porque o IE6 caiu 0.1% e o IE7 teve sua parcela diminuida em mais ou menos um quarto de ponto percentual. Isso significa que, juntos, o IE8 e o IE9 maquiaram as perdas, e, ao final, os 0.77 pontos percentuais foram ganhos pelo navegador da Microsoft como um todo.

Um fator que deve ser considerado ao observar a parcela de mercado do Internet Explorer é que o browser da Miicrosoft só é disponível para o sistema operacional da empresa. Dito isso, o Windows compreende quase 90% de todo mercado, porém, há ainda 10% do montante no qual o Chrome, o Firefox e o Safari podem se degladiar entre si, e que o IE nunca poderá alcançar.

De acordo com um post no blog Exploring IE feito por Roger Capriotti, diretor de marketing do Internet Explorer, o crescimento do IE, quando visto pela óptica da Microsoft, foi de 0.86% em vez de 0.77%. Ele apontou também que enquanto o IE9 possui somente 0.59% do total, ele teria capturado 0.66% do mercado de navegadores para Windows, fazendo com que esse número salte para 2.09%, se consideramos somente o Windows 7.

Quando a Microsoft lançá-lo oficialmente, o IE9 irá ascender no gráfico rapidamente. Capriotte observa que “desde o lançamento do RC em 10/02, o Explorer 9 já foi baixado mais de 11 milhões de vezes. Junto com o Beta, o IE9 teve mais de 36 milhões de downloads  desde que foi disponibilizado em 15/09 de 2010.

É interessante notar o êxodo em massa que ocorreu do Chrome 8 para o Chrome 9. O 8 despencou mais de sete pontos percentuais, entretanto essa perda foi abocanhada pelo Chrome 9, que saltou para a quinta posição, com 7.6% do mercado.

Mês a mês as mudanças são pequenas - quase triviais - porém as tendências contam uma história. Em suma, o Firefox parece declinar aos poucos, com perdas de espaço em decorrência principalmente do avanço do Chrome. Desde abril do ano passado, o Firefox caiu 2.85% enquanto o Chrome subiu 4.2%. Enquanto isso, o IE caía 3.18%, porém, após seis meses de sucessíveis perdas, o Explorer parece estar se recuperando.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site