Home > Internet

Grupo hacker Shadow Brokers ameaça divulgar novo lote de dados

Grupo é o mesmo que publicou sofisticadas armas para ciberataques, incluindo aquelas que autores do WannaCry usaram para lançar mega ataque no início de maio

Da Redação

31/05/2017 às 10h48

hackers_625.jpg
Foto:

O grupo de hackers Shadow Brokers disse nessa terça-feira (30) que planeja vender em julho um novo lote de códigos roubados. O coletivo é o mesmo que tem divulgado periodicamente ferramentas supostamente roubadas da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA). Além de questionar a segurança e as capacidades da agência americana, o grupo colocou sofisticadas armas para ciberataques nas mãos de qualquer pessoa, incluindo aos autores do mega ataque WannaCry do início de maio.

Em anúncio na internet, o Shadow Brokers informou que o novo lote contém informações que seriam vendidas para consumidores dispostos a pagar mais de US$ 22 mil, reportou a agência de notícias da Reuters. O grupo, entretanto, não informou quais arquivos estarão na coleção. Em outras ocasiões, os hackers garantiram ter ferramentas para sequestrar dispositivos móveis e o sistema operacional Windows 10, da Microsoft, além de roteadores de rede e navegadores de internet.

Até então, a NSA e a Microsoft não repercutiram o caso. A gigante de Redmond disse anteriormente que estava ciente das afirmações do Shadow Brokers e acrescentou que sua equipe estava monitorando ameaças cibernéticas emergentes.

Ainda não está claro se o Shadow Brokers atualmente possui as ferramentas que pretende divulgar, tampouco quem está por trás do grupo e quem o financia. Alguns especialistas acreditam serem hackers russos, porém outros defendem a teoria de que se os mesmos tivessem tais ferramentas, seria mais valioso se eles a mantivessem em segredo.

 

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail