Home > Internet

Google revela projeto do navegador de código aberto Google Chrome

São Paulo - Em quadrinho divulgado por blog, Google mostra detalhes de seu browser, que incluirá Gears e barra de endereços inteligente.

Redação do IDG Now!

01/09/2008 às 16h48

Foto:

destaque_88O Google está planejando um browser open source chamado Google Chrome, revelou o Google Blogoscoped nesta segunda-feira (01/09).

O blogueiro Philipp Lenssen recebeu, por e-mail, um quadrinho com 38 páginas com detalhes técnicos do projeto do navegador.

Mais sobre o browser do Google:
> Chrome: a 3ª guerra dos navegadores
> Google lança Chrome no Brasil
> Conheça os recursos do Google Chrome
> Screenshots do Google Chrome
> Microsoft: concorrência é positiva
> Download do Google Chrome
> Análise: Google desafia Microsoft
> Quadrinhos revelam browser do Google
> Enquete: por que você usaria o Chrome?
> Mozilla: browser do Google não é surpresa

Nos desenhos, engenheiros e gerentes de produto explicam que o browser terá como base o mecanismo de desenvolvimento de navegadores abertos Webkit e que, mais adiante, incluirá o Google Gears.

O browser usará o projeto de máquina virtual JavaScript chamado V8, usado par melhorar a performance de JavaScript nos navegadores. Além disso, os processos entre as abas serão separados para que o navegador inteiro não seja sacrificado caso haja problemas em apenas uma delas.

De acordo com o gibi, o Google Chrome terá uma barra de endereços com o recurso “autocompletar”, que ainda oferecerá sugestões de sites segundo as palavras digitadas pelo usuário.

O navegador oferecerá um recurso de privacidade que, a partir do momento que o usuário navegar por uma janela “incógnita”, tudo que ocorrer ali não integrará o login do computador. Na última versão do Internet Explorer, o recurso - que já falhou - é chamado de InPrivate.

O Chrome terá também uma lista de sites maliciosos, atualizada constantemente para evitar tentativas de phishing.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail