Novo
Agora IDGNow! é IT Midia.com
Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
Google ensina inteligência artificial a editar imagens como um profissional
Google ensina inteligência artificial a editar imagens como um profissional
Home > Inovação

Google ensina inteligência artificial a editar imagens como um profissional

Sistema de deep learning usou imagens panorâmicas do Google Street View. Solução conseguiu até mesmo aplicar ajustes pontuais em diferentes partes de cada fotografia

Da Redação

14/07/2017 às 15h05

GoogleFotosML.jpg
Foto:

O Google treinou seu sistema de aprendizado de máquina para fazer algo que fotógrafos profissionais se dedicam rotineiramente: editar imagens.

O sistema de deep learning aprendeu a identificar imagens panorâmicas do Google Street View para depois editá-las da forma como um profissional o faria. 

Em post publicado em seu blog, a companhia explica que o desafio aqui foi dar aos algoritmos a capacidade de fazer uma avaliação subjetiva, tendo em vista que dizer se uma fotografia é bonita ou não é um conceito altamente subjetivo. 

"Para explorar como a aprendizagem de máquina pode aprender conceitos subjetivos, nós introduzimos um sistema experimental de deep learning para a criação de conteúdo artístico", explica o Google. "Ele imita o fluxo de trabalho de um fotógrafo profissional, olhando paisagens panorâmicas do Google Street View em busca da melhor composição, depois carrega uma série de operações para criar uma imagem que seja esteticamente prazerosa." Para treinar o algoritmo, o "fotógrafo virtual" do Google "viajou" por cerca de 40 mil panoramas em áreas como Alpes, Big Sur e Parque Nacional de Yellowstone. 

A inteligência artificial conseguiu até mesmo aplicar ajustes pontuais em diferentes partes de cada fotografia, criando iluminação dramática e imagens mais atraentes - em vez de simplesmente aplicar um filtro na imagem inteira ou adicionar algo previsível como uma vinheta.

Os resultados impressionaram até mesmo profissionais. O Google mostrou uma série dessas fotos, juntamente com outras de várias fontes, e pediu a fotógrafos para classificá-las. Cerca de 40% das imagens foram apontadas como sendo feitas por fotógrafos semi-profissionais ou profissionais. 
 
O Google espera que o projeto experimental possa um dia ajudar profissionais e usuários a tirar melhores fotos no mundo real. A pesquisa pode, eventualmente, encontrar seu caminho em ferramentas de edição do Google Photos.
 
Veja mais fotos do projeto no link.

 

 

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site