Home >

Google: 36% dos usuários de Android utilizam a versão Froyo

Segundo a gigante de buscas, a versão 2.2 cresceu sete pontos percentuais desde setembro.

IDG News Service

11/05/2010 às 0h19

Foto:

De acordo com dados divulgados pelq Google, na última terça-feira (2/11), 36% dos usuários do Android já  rodam a versão 2.2, também conhecida como Froyo. Com isso, a última edição do sistema se aproxima cada vez mais da versão 2.1, chamada de Éclair, que roda em 41% dos smartphones. Android 1.5 e 1.6 agora representam menos de um quarto do mercado.

Ainda segundo a gigante de buscas, o Froyo cresceu sete pontos percentuais desde o último relatório, divulgado em setembro. Caso mantenha o mesmo ritmo de crescimento, ele deve liderar o mercado de Android já no início do próximo ano. Em 2011 será lançada a versão 3.0, ainda sem data exata de disponibilidade.

A versão 2.2 foi a primeira a adicionar funcionalidades fundamentais para o universo corporativo, oferecendo aos administradores ferramentas para reforçar as políticas de senha nos dispositivos e a possibilidade de apagar remotamente dados armazenados nos aparelhos.

Embora o Android seja um sucesso para a Google, as múltiplas versões de seu sistema operacional despertam temores sobre a fragmentação da plataforma, causando eventuais problemas aos usuários e aos desenvolvedores. 

Pensando nisso, a companhia lançou uma página para educar desenvolvedores sobre os métodos adequados para que os aplicativos rodem seus aplicativos em diferentes versões do sistema.

Lançado há três anos, o Android se tornou um dos sistemas operacionais mais populares do mundo. Segundo um recente estudo, sobre o terceiro trimestre de 2010, a plataforma está em 44% de todos os smartphones dos Estados Unidos.

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail