Novo
Agora IDGNow! é IT Midia.com
Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
Gmail sai do ar por mais de três horas na sexta paralisação em seis meses
Gmail sai do ar por mais de três horas na sexta paralisação em seis meses
Home > Internet

Gmail sai do ar por mais de três horas na sexta paralisação em seis meses

São Francisco - Google se desculpa e diz investigar o motivo da paralisação do webmail que ocorreu na madrugada desta terça-feira (24/02).

PC World/EUA

24/02/2009 às 23h09

Foto:

O Gmail ficou fora do ar por mais de três horas na madrugada desta terça-feira (24/02). O Google informou que está investigando a raiz do problema. Esta é a sexta interrupção verificada no serviço de webmail gratuito do Google, em seis meses.

Usuários que tentaram se logar no serviço de webmail entre 2h30 e 5h da manhã (Horário de Brasília) encontravam apenas a mensagem "502 server error". O problema, que afetou em menor escala os brasileiros por conta do horário e do feriado de Carnaval, gerou revolta entre usuários de outros países e logo se espalhou pelo microblogging Twitter e em blogs de tecnologia.

Informações não oficiais indicaram que o serviço ficou fora do ar por quatro horas. De acordo com o Google, a paralisação do serviço durou duas horas e meia.

"Sabemos que para muitos de vocês isto atrapalhou o dia de trabalho. Pedimos desculpas por isso, e fizemos tudo para restabelecer o acesso tão logo pudemos", declarou o gerente de confiabilidade do site do Gmail, Acacio Cruz, no blog oficial do Google. "Obviamente nunca ficamos contentes quando ocorrem interrupções, mas gostaríamos de enfatizar que esta é uma ocorrência pouco comum" acrescentou o executivo.

Nos últimos seis meses, o Gmail sofreu algum tipo de interrupção em cinco diferentes ocasiões, antes desta.

16 de julho de 2008 - um "erro 502" similar paralisou o Gmail, levando a uma "longa interrupção" do serviço, de acordo com usuários afetados.
6 de agosto de 2008 - um problema técnico impediu o acesso de um "número indeterminado" de usuários (gratuitos e clientes do Google Apps) por 15 horas;
11 de agosto de 2008 - um problema no "sistema de contatos" do Google fez com que o Gmail ficasse fora do ar por "algumas horas" para diversos usuários, afetando tanto contas gratuitas como pagas, novamente;
15 de agosto de 2008 - a terceira falha no Gmail em um espaço de duas semanas deixou usuários sem webmail por mais de 24 horas exibindo apenas a mensagem "502 server error" na página do serviço;
16 de outubro de 2008 - usuários ficaram 30 horas sem acesso ao Gmail. O Google não chegou a divulgar a causa da pane.

De acordo com um porta-voz do Google, o Gmail sofre interrupções de 10 a 15 minutos por mês, em média, o que configura 99,9% de pleno funcionamento do serviço. Segundo ele, de acordo com pesquisas independentes, sistemas de e-mail tendem a enfrentar interrupções duas vezes mais longas - em média de 30 a 60 minutos - por mês.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site