Globo nega pedido contra memes no Twitter; rede social devolve contas
Em nota, emissora negou acusações de que teria pedido para o Twitter retirar montagens com imagens das suas atrações.
Da Redação
22/06/2018 às 9h01

Nesta semana, diversos usuários brasileiros do Twitter afirmaram que a Globo estaria tentando barrar a publicação de imagens e gifs sobre programas do canal na plataforma social. No entanto, a história ganhou novos capítulos nos últimos dias.
Pouco depois das denúncias virem à tona, a Globo negou ter acionado os usuários contra a publicação dos conteúdos em questão no Twitter, conforme reportagem do UOL.
“A Globo não solicitou a derrubada de nenhum dos conteúdos citados. A empresa tem um profundo respeito pelos seus fãs e pela maneira como se relacionam com a sua programação e trabalha todos os dias para que essa saudável dinâmica conviva com seu compromisso de defesa dos direitos autorais e de combate à pirataria”, afirmou a emissora em comunicado enviado ao site.
Segundo o jornalista Ricardo Feltrin, também do UOL, o Twitter já começou a devolver aos usuários as contas e os conteúdos que tinham saído do ar após as denúncias atribuídas inicialmente à Globo.
A rede social também se manifestou oficialmente sobre o assunto, em comunicado enviado ao UOL (veja abaixo), afirmando que, caso as denúncias tenham sido feitas por um perfil falso, o usuário terá de arcar com as possíveis consequências.
“A Política de Direitos Autorais do Twitter estabelece formas e procedimentos a serem adotados nesse tipo de reclamação. O não cumprimento, por denunciantes, das premissas previstas na política os sujeita às medidas cabíveis.”