Novo
Agora IDGNow! é IT Midia.com
Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
Fique atento: filmes de super-heróis pirateados podem esconder malware
Fique atento: filmes de super-heróis pirateados podem esconder malware
Home > Internet

Fique atento: filmes de super-heróis pirateados podem esconder malware

Download ilegal de programas e conteúdos sustenta crescimento da mineração maliciosa de criptomoedas, alertou Kaspersky Lab

Da Redação

25/04/2019 às 11h00

Foto: Shutterstock

No mês de abril, os filmes de super-heróis ficaram no ranking dos top 10 mais pirateados da Torrent Freak, publicação dedicada a trazer as últimas notícias sobre direitos autorais e privacidade. Entre eles, estão: Aquaman, Capitã Marvel, Liga da Justiça: Os Cinco Fatais, Homem-Aranha: No Aranhaverso e Shazam.

Esses downloads piratas reforçam não só o interesse dos usuários nesse tipo de filme, principalmente os da Marvel, que estão atrás de cada detalhe para conseguirem assistir Vingadores: Ultimato, que estreia nesta quinta-feira (25), mas também dos cibercriminosos, que se aproveitam da paixão dos fãs para enganá-los.

“Identificamos mais de 5 milhões de ataques de criptominers nos primeiros 9 meses de 2018, sendo software e conteúdo pirata o grande vetor de ataque”, destacou Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab. “O pior é que muitas pessoas conhecem os riscos, mas ignoram os conceitos básicos de segurança, tanto que o download ilegal de programas e conteúdos sustentou o que foi a maior história de ciberameaça do ano passado: o crescimento da mineração mal-intencionada de criptomoedas. De acordo com uma pesquisa realizada por nós, em parceria com a Corpa, 41% dos brasileiros admitiram ter desativado uma ou mais vezes a solução de segurança do PC ou celular porque ela bloqueou o download de um app”, explica.

Como manter sua segurança online

• Tenha cuidado com o que você baixa. Um dos objetivos prioritários dos cibercriminosos é enganá-lo para realizar o download de arquivos maliciosos. Como regra geral, não baixe arquivos que pareçam suspeitos ou provenientes de um site em que você não confia;

• Nunca desinstale sua proteção e garanta que ela seja confiável e que inclua um conjunto de recursos para minimizar os riscos de infecção;

• E não se esqueça que pirataria é crime, de acordo com as leis 9.609 e 9.610/98 prevista no Código Penal brasileiro. Mesmo que você não revenda aquilo que baixou, a pessoa que disponibilizou o link está infringindo uma lei. A pessoa que comete tal delito está sujeita a reclusão de até quatro anos e multa.

IDG Now! é agora itmidiacom. Para ler mais notícias, acesse.

 

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site