Home > Internet

Família nos EUA afirma que câmera Nest alertou sobre ataque-míssil da Coreia do Norte

Câmera Nest pode ter sido alvo de ataque hacker

Da Redação

24/01/2019 às 8h00

Foto: Shutterstock

Uma família na Califórnia, EUA, passou por momentos de tensão quando ouviu um alerta vindo de sua câmera de segurança Nest de que mísseis da Coreia do Norte estavam a caminho. As informações foram reportadas pelo jornal Mercury News.

Em uma tarde de domingo, Laura Lyons e sua família receberam um alerta supostamente da Defesa Civil vindo da sala. Três mísseis seguiam em direção para atingir Los Angeles, Chicago e Ohio e que o presidente Donald Trump tinha sido levado para uma área de segurança, reportou Lyons ao jornal nesta semana.

O alerta ainda dizia que as pessoas tinham três horas para evacuar e que os mísseis eram um retaliação de Pyongyang contra os EUA. “Soava legítimo e era alto, chamou nossa atenção na hora. Foram cinco minutos de completo terror e outros 30 tentando descobrir o que estava acontecendo”. Ao ligar a televisão, a família viu que nenhuma rede de notícias reportava o suposto ataque e após confirmar com a polícia local, descobriram que nenhum míssel estava à caminho.

Ainda segundo relatos ao Mercury News, ao entrar em contato com a Nest, um supervisor da companhia teria dito que os Lyons tinham sido, potencialmente, alvos de um ataque hacker que teria se beneficiado de uma senha comprometida e, então, conseguiu acesso às câmeras e seus alto-falantes.

Em contato com o Google, que detém a Nest, a companhia informou ao jornal que a Nest não tinha sofrido nenhum vazamento. Entretanto, não é a primeira vez que um usuário da Nest reporta situação semelhante. Como lembra o Washington Post, em dezembro último, uma família de Houston, Texas, relatou ter ouvido uma voz de um estranho dizendo palavrões sexuais por meio de um monitor deixado no quarto do bebê. Quando a família acendeu as luzes, sua câmera de segurança Nest ativou, e a voz disse "estou no quarto do seu bebê" e ameaçou sequestrar o bebê da família.

Na época, um representante da Nest disse que a companhia alertou para seus clientes usarem senhas fortes e verificação de dois fatores para evitar tais "incidentes". Os dois casos questionam a segurança e privacidade desses dispositivos, cada vez mais populares.

 

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail