Novo
Agora IDGNow! é IT Midia.com
Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
Extensão para Firefox permite criar mashups a partir do navegador
Extensão para Firefox permite criar mashups a partir do navegador
Home > Internet

Extensão para Firefox permite criar mashups a partir do navegador

São Francisco - Chamada Ubiquity, a extensão possibilita ações como a integração de mapas a e-mails por meio de simples comandos de texto.

IDG News Service/EUA

27/08/2008 às 9h21

Foto:

A Mozilla lançou uma extensão experimental para o Firefox que permite que usuários façam mashups a partir do navegador.

Chamada Ubiquity, a extensão possibilita ações como a integração de mapas a e-mails por meio de simples comandos de texto. A idéia é que o usuário não precise recorrer a portais para fazer seus mashups.

Por exemplo, se alguém for convidar um amigo para jantar pode selecionar o nome do restaurante, digitar “map” e assim abrir imediatamente um mapa do Google Maps exibindo a localização do restaurante dentro do corpo do e-mail que enviará ao amigo.

Repetindo o mesmo processo, porém digitando “yeld”, o usuário receberia como resultado textos de avaliações do restaurante pela plataforma Yelp.com diretamente no corpo do e-mail também.

O Ubiquity está relacionado a um software chamado Enso, desenvolvido por uma empresa chamada Humanized. A Mozilla contratou Aza Raskin, ex-presidente da Humanized, como chefe de experiência de usuário do seu laboratório.

Raskin compara o Ubiquity a um buscador, com a diferença de que nele o usuário não digita coisas que quer achar e sim comandos que quer executar.

Outros comandos já disponíveis na ferramenta incluem "defi" (para definição), "trans" (para traduzir) e "twit", que pega o trecho selecionado pelo cursor e joga no Twitter.

Segundo Raskin, criar novos comandos não exige habilidades de desenvolvimento e quem criá-los poderá compartilhar com outros usuários na web.

O Ubiquity poderá ou não ser oferecido oficialmente como extensão do Firefox. Por enquanto a função está sendo testada.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site