Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
Estudantes de SP criam sistema de Inteligência Artificial para ajudar no combate ao bullying
Estudantes de SP criam sistema de Inteligência Artificial para ajudar no combate ao bullying
Home > Inovação

Estudantes de SP criam sistema de Inteligência Artificial para ajudar no combate ao bullying

Alunos da Escola Bosque, na capital paulista, usaram tecnologia para desenvolver chatbot que é capaz de conversar sobre o tema

Da Redação

03/05/2019 às 13h00

Foto: Shutterstock

Alunos da Escola Bosque, localizada em São Paulo, desenvolveram um chatbot que é capaz de conversar com os estudantes sobre bullying e levar o debate para dentro da sala de aula. Para criar a solução, os alunos da instituição utilizaram os recursos de Inteligência Artificial (AI) do Microsoft Teams, ferramenta que faz parte do pacote Office 365.

Dos 320 alunos da Bosque, 180 estão envolvidos com o desenvolvimento dessa tecnologia, que trouxe um novo meio de comunicação para a bosque, além de uma forma de colocar o tema em pauta com uma participação maior dos estudantes.

“Quando falamos para os alunos sobre esse novo projeto, o empenho foi grande. Pedimos que eles enviassem perguntas para treinar a Inteligência Artificial. Em seguida, uma turma de 80 estudantes do Ensino Fundamental II trabalhou na curadoria desse material para formar a base de conteúdo, que é o que ‘ensina’ o chatbot a responder as perguntas sobre o tema”, explica Girzele dos Santos, professora responsável pelo chatbot.

Para manter a ferramenta sempre atualizada, novas perguntas e respostas são adicionadas de acordo com as interações dos alunos. Desta forma, o conteúdo reflete o dia a dia de cada um e a realidade da instituição de ensino. Assim como os alunos, o sistema de IA também está em constante aprendizado.

Além da aplicação de chatbot no Microsoft Teams criada em 2018, a Escola Bosque tem novos planos para 2019. “Com apoio da Big Brain Education, estamos trabalhando em uma Inteligência Artificial mais complexa para interagir com os alunos e lidar não só com o bullying, mas outras questões do dia a dia dos alunos”, explica Silvia.

Na Escola Bosque, os alunos têm o primeiro contato com a tecnologia aos quatro anos. Dos 8 aos 15, aulas de robótica são parte do currículo, e utilizam tecnologias como Office 365, Microsoft Whiteboard e Windows 10.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site