Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
Estes são os primeiros desafios da Maratona Behind the Code da IBM
Estes são os primeiros desafios da Maratona Behind the Code da IBM
Home > Inovação

Estes são os primeiros desafios da Maratona Behind the Code da IBM

Maratona de programação levará os 100 melhores desenvolvedores para o IT Forum+, na Bahia. Saiba como participar

Carla Matsu

04/07/2019 às 19h06

Foto: Shutterstock

A IBM revelou os primeiros desafios que integram a Maratona Behind The Code, iniciativa realizada em parceria com a IT Mídia e que levará os 100 melhores desenvolvedores para o IT Forum+, na Bahia, em agosto, onde será realizado o desafio final. Os cinco vencedores receberão como prêmio uma viagem e imersão no Laboratório IBM Watson, que fica em San Francisco (CA). As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas por meio do link.

O que esperar da maratona?

Diferente dos hackathons tradicionais que acontecem em um período de 48 horas, a iniciativa inédita da IBM se estende ao longo de 42 dias. Neste período, os desenvolvedores receberão nove desafios para concluir que atravessam diferentes áreas e diferentes indústrias - de inteligência artificial a blockchain, de educação ao varejo.

A cada final de semana, a partir do próximo, os desenvolvedores receberão os desafios, os tutoriais e os kits necessários para construir e submeter seus projetos. Outro diferencial da maratona é que cada desafio foi pensado em parceria com um parceiro de negócio da IBM e patrocinador da maratona. Segundo Jeni Shih, Business Transformation & Operations Cognitive Solutions para América Latina e líder da iniciativa Maratona Behind the Code, os desafios foram pensados a partir de dores e oportunidades de negócio das empresas parceiras. São elas Banco Original, Saint Paul, Red Hat, GPA, Unijá EAD, Grupo Boticário, Ingram Micro, Fiap e a IT Mídia.

“Queríamos trazer os desafios reais de negócio”, destaca Jeni. Pensando nisso, os desafios foram elaborados, segundo a executiva, a “quatro mãos”, ou seja, além da empresa patrocinadora, profissionais da IBM também se reuniram para pensar o “quebra-cabeça” que desenvolvedores irão montar. Para montá-los, desenvolvedores irão recorrer às tecnologias e soluções oferecidas pela própria IBM.

Os desafios

Até agora, a IBM revelou três dos nove desafios. O primeiro deles será patrocinado pela GPA, empresa varejista do Grupo Casino que detém entre outras marcas o Pão de Açúcar. O desafio propõe a criação de um Sommelier Virtual com ajuda de Inteligência Artificial.

Nele, os participantes deverão utilizar a tecnologia Watson Assistant para construir um assistente virtual sobre harmonização de vinhos. O aplicativo a ser desenvolvido deve facilitar a escolha do vinho e auxiliar o cliente na compra, levando em conta a comida que o vinho acompanhará, temperatura, entre outras variáveis.

Já o segundo desafio é promovido pela FIAP e pede para os desenvolvedores criarem um tutor baseado em Inteligência Artificial que possa ajudar no ensino de matemática para crianças. Os participantes deverão utilizar a tecnologia Watson Discovery para desenvolver um tutor de matemática que consiga ajudar crianças de entre 6 e 10 anos a resolver dúvidas e perguntas básicas sobre a matéria.

A IBM também revelou o desafio pensado em parceria com a UniJÁ. Nele, os participantes deverão criar um assistente virtual que consiga ajudar as pessoas a aprenderem inglês, traduzindo imagens para as correspondentes palavras em no idioma. Além disso, a API também deve conseguir ler texto em português e traduzir para Inglês. As tecnologias a serem empregadas são IBM Watson Speech to Text (STT), um serviço na IBM Cloud que permite converter facilmente áudio e voz em texto escrito e o IBM Watson Visual Recognition, que permite marcar, classificar e pesquisar conteúdo visual usando Machine Learning.

Passo a passo

Tanto a IBM quanto as empresas que estão patrocinando os desafios irão indicar o passo a passo correspondente para que desenvolvedores possam criar as aplicações seguindo as regras básica de programação.

Prêmios

Além dos prêmios já anunciados, que incluem a viagem e hospedagem para os 100 melhores desenvolvedores que irão paro o IT Forum+, na Praia do Forte, Bahia, e San Francisco (CA), os melhores a pontuarem em cada desafio também receberão prêmios ofertados por cada patrocinador. A FIAP, por exemplo, dará aos cinco melhores desenvolvedores cinco bolsas integrais de graduação ou pós-graduação.

Capacitação de olho no mercado de trabalho

Um dos grandes objetivos da Maratona Behind the Code é o que a companhia tem defendido como reskilling dos desenvolvedores.

"Todos nós estamos vivendo um desafio de falta de habilidades, as faculdades não estão dando conta das demandas reprimidas das empresas", reforça Jeni, líder da maratona.

Ao mesmo tempo, aqueles que passarem e aprenderem com os desafios da maratona terão uma visão privilegiada das demandas, dores e oportunidades que grandes empresas possuem. "Aquele que passar pela maratona também está mais preparado para o mercado de trabalho”, resume Jeni.

Sergio Gama, Senior Developer Advocate Leader da IBM na América Latina, também lembra que as empresas que estão patrocinando os desafios estarão de olho nos melhores rankeados para eventuais oportunidades de emprego.

Inscrições

O prazo para as inscrições para a Maratona Behind the Code foram prorrogados. Interessados terão até o dia 27 de julho para se cadastrarem. Segundo a IBM, a decisão de prorrogar o prazo visa dar oportunidade para aqueles que não se inscreveram ainda poderem aprender com os desafios lançados.

“O objetivo é que essas pessoas ainda tenham chance de aprimorar seus skills e aprender novas tecnologias”, afirma a companhia.

Entretanto, é importante destacar que a pontuação do ranking de cada desafio só irá considerar os participantes inscritos até as 23:59h da véspera do lançamento do desafio. Ou seja, para o desafio #1 que será lançado no sábado (6) às 10h, só irão pontuar no ranking deste desafio os participantes inscritos até sexta-feira (5) às 23:59h. Porém, todos os participantes irão pontuar na classificação geral que será divulgada no final da maratona, considerando os critérios descritos no item 11 deste regulamento.

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site