Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
Estado de São Paulo concentra 40% das conexões de banda larga do País
Estado de São Paulo concentra 40% das conexões de banda larga do País
Home > Internet

Estado de São Paulo concentra 40% das conexões de banda larga do País

São Paulo - Segundo a Cisco, concentração geográfica ainda é muito grande e governo deve investir para levar acesso rápido a outras regiões.

Pedro Marques, editor assistente do IDG Now!

17/03/2009 às 18h28

Foto:

O número de conexões à banda larga cresceu 45,9% no Brasil em 2008. Os números fazem parte do 11º Barômetro Cisco da Banda Larga e foram divulgados nesta terça-feira (17/03). Apesar dos números positivos, ainda é preciso enfrentar o desafio de distribuir geograficamente as conexões, que hoje estão concentradas na região Sudeste. Sozinho, o Estado de São Paulo responde por 40% das conexões de banda larga do Brasil. Os outros Estados da região respondem por 21,3%.

Segundo o presidente da Cisco, Rodrigo Abreu, "existem vários desafios e a concentração geográfica ainda é muito grande".  Por isso mesmo, ele defendeu que o governo incentive uma adoção maior da tecnologia da informação. "Essa inclusão tem que ser encarada como instrumento de desenvolvimento econômico", disse ele, durante divulgação dos dados do 11º Barômetro Cisco.

Por isso mesmo, Abreu defende que "incentivos à banda larga devam entrar em qualquer pacote de estímulo à economia". Hoje, ele afirma que a maior barreira é o preço da entrada. "Já foi maior, mas ainda é possível melhorar. Uma redução de 5 reais faz muita diferença."

Uma alternativa sugerida pelo presidente da Cisco são parcerias público-privadas (PPPs). Parcerias como essas são encontradas no Peru e outros lugares da América Latina e podem ser importantes para fazer a "última milha" e levar as conexões de banda larga a pontos mais distantes.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site