Novo
Agora IDGNow! é IT Midia.com
Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
Entrevista: Facebook explica novo design
Entrevista: Facebook explica novo design
Home > Internet

Entrevista: Facebook explica novo design

Miami - Gerente de produtos diz que mudanças serão boas para usuários e desenvolvedores.

IDG News Service/EUA

26/05/2008 às 12h15

Foto:

Em junho, o Facebook mudará a interface do perfil de seus usuários. A empresa dedica total atenção aos detalhes e como os usuários e desenvolvedores reagirão.

Entre os objetivos do novo design, o Facebook quer reduzir a bagunça nos perfis. Uma das marcas da rede social é ter o layout ‘limpo’, valorizado pela maioria de seus integrantes.

O Facebook, contudo, cresceu para 70 milhões de usuários e há mais de 25 mil aplicativos criados para o site. Dessa forma, os perfis dos usuários ficaram poluídos com comentários, gráficos, listas, alertas e similares.

Leia também:
> 10 coisas irritantes nas redes sociais
> Evite as armadilhas das redes sociais
> Especial: tudo sobre redes sociais

O novo design deve limpar os perfis distribuindo seus componentes em tabelas. Haverá quatro tabelas principais - para feeds de atividades, informações básicas dos usuários, fotos e aplicações. Os integrantes da rede social terão liberdade para incluir mais tabelas.

A aba de feeds de atividade terá um painel de controle multimídia, chamado Publisher Box, para a criação e publicação de conteúdo. Enquanto isso, o perfil terá uma nova linha de navegação horizontal com links para seus principais recursos.

O gerente de produtos encarregado do novo design do Facebook, Mark Slee, explica por que o Facebook considera que as mudanças serão importantes aos usuários finais e desenvolvedores, além de contar como facilitar a transição de interface.

IDG News Service: Você pode explicar como funciona a Publisher Box?
Mark Slee: Atualmente, há uma série de ações do Facebook, que acontecem em diferentes locais no site. Para fazer o upload de fotos, por exemplo, eu vou para o aplicativo Photo. Se eu quero escrever no mural de alguém, faço pelo box específico no perfil da pessoa.
++++
Queremos unificar estas características em um elemento para que as ações sejam mais claras, e o Publisher Box é um ponto de integração para os aplicativos, que começarão ali. Além disso, todos os desenvolvedores poderão ligar este elemento a quaisquer aplicativos criados.

É como um painel de controle que você consolida as várias formas de realizar ações e criar conteúdo?
Sim, parte da proposta é observarmos as tendências da internet em relação à criação de conteúdo, e o que vemos é que os usuários passam menos tempo criando conteúdos de tamanho grande. Ao invés disso, eles escrevem no Twitter ou enviam vídeos para o YouTube. É este paradigma que gostaríamos de capturar com o Publisher.

Então esta é uma ferramenta multimídia para os integrantes ou um recurso externo para os amigos?
Ambos. O Publisher Box é integrado diretamente aos perfis para que na aba de feeds seja possível usá-lo das duas formas: quando o usuário está em seu próprio perfil, para adicionar conteúdo, além de permitir a visualização da interface do Publisher em outros perfis - e comunicação com o box.

Estas mudanças terão efeito de uma vez ou serão apresentadas gradualmente?
Estamos dividindo em fases. Esta semana, estamos organizando um espaço para os desenvolvedores terem acesso à nova funcinoalidade, podendo criar sobre estes novos pontos de integração. Em algumas semanas faremos o mesmo para os usuários, que poderão experimentar a funcionalidade antes que ela seja totalmente implementada.

Vocês permitirão que as pessoas mantenham o design antigo ou haverá uma data para implementação do novo design a todos?
O plano é migrar totalmente para a nova interface, mas estamos conversando com os usuários enquanto fazemos as alterações para recebermos o feedback dos integrantes da rede. Em junho, o Facebook sairá do ar para a mudança total.

Você acha que a resistência natural das pessoas por mudanças será um problema para a aceitação do novo design?
Já estabelecemos uma comunicação pró-ativa com os usuários. Há um mês, temos uma página no Facebook que mostra telas e previews do que estamos atualizando.
++++
Vocês chegaram a considerar aderir ao conceito de ‘página única de perfil’?
Consideramos muitas idéias, mas finalizamos com três objetivos principais: tornar os perfis simples e limpos, oferecer controles aos usuários e permitir que enfatizem os conteúdos mais recentes e relevantes.

Alguns desenvolvedores se preocupam que o novo design reduzirá a visibilidade de seus aplicativos. Como vocês argumentam contra a afirmação?
Estamos focados em criar mais valor para os usuários, que os desenvolvedores podem agregar a estes novos pontos de integração. Estamos apresentando alguns pontos novos aos programadores. Um exemplo é que a interface do Publisher ficará no topo do perfil, com todos os aplicativos ligados ao box - o que é uma grande oportunidade para os desenvolvedores.

Além disso, os usuários poderão ter uma aba completa do perfil dedicada aos aplicativos. Acreditamos que o conceito permitirá que os desenvolvedores criem uma rica e profunda experiência que pode tirar vantagem de mais espaço no perfil.

As aplicações serão afetadas pelo novo layout?
As mudanças são totalmente compatíveis. Há novos pontos de integração, pelos quais os desenvolvedores poderão tirar vantagens - mas tudo que já foi criado continuará a funcionar.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site