Novo
Agora IDGNow! é IT Midia.com
Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
Criminosos usam mensagens personalizadas em novo golpe no WhatsApp
Criminosos usam mensagens personalizadas em novo golpe no WhatsApp
Home > Internet

Criminosos usam mensagens personalizadas em novo golpe no WhatsApp

Segundo Kaspersky, prática que busca tornar campanha mais legítima é usada em golpe envolvendo O Boticário

Da Redação

02/02/2019 às 9h57

Foto: Shutterstock

Um novo golpe disseminado via WhatsApp aposta no envio de mensagens personalizadas para enganar os brasileiros, conforme informações da Kaspersky, que aponta o uso da prática em uma campanha maliciosa recente envolvendo O Boticário.

De acordo com a empresa de segurança, após clicar no link falso da mensagem enviada pelos cibercriminosos, o usuário então precisa preencher seus dados para supostamente ganhar produtos da marca de cosméticos.

Feito isso, o número de CPF é verificado na base de dados e retorna com uma mensagem com o nome da vítima, que é enviada para a sua lista de contatos, na tentativa de tornar a falsa promoção “mais legítima”, aponta a Kaspersky.

“Com os inúmeros vazamentos de dados que têm atingido pessoas do mundo todo, os cibercriminosos conseguem extrair esse tipo de informação e utilizar em novos golpes de uma maneira mais personalizada”, explica o analista sênior da Kaspersky Lab, Fabio Assolini.

Dicas de segurança

Veja abaixo algumas dicas da companhia para se proteger contra golpes deste tipo.

- Não clique em links: principalmente os recebidos de desconhecidos, nem em links suspeitos enviados por seus amigos via redes sociais ou e-mail. Eles podem ser maliciosos, criados para baixar malware em seu dispositivo ou para direcioná-lo a páginas de phishing que coletam dados do usuário. Além disso, seus amigos e familiares podem ter sido enganados ou hackeados;

- Sempre verifique o link antes de clicar. Coloque o mouse em cima do link para visualizar a URL e observe com atenção se há erros de ortografia ou outras irregularidades. Além disso, caso seja uma promoção ou algo utilizando o nome de uma marca famosa, sempre acesse o site oficial da empresa – digitando o site – para confirmar a veracidade da promoção ou campanha;

- Tenha uma solução de segurança robusta no seu celular e outros dispositivos. Além disso, mantenha-a sempre atualizada.

 

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site