Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
Criaram um robô-contador para auxiliar na declaração do Imposto de Renda
Criaram um robô-contador para auxiliar na declaração do Imposto de Renda
Home > Inovação

Criaram um robô-contador para auxiliar na declaração do Imposto de Renda

O chamado Tinbot é um robô de pequeno porte que fala português, possui gestos e expressões. Ferramenta está em fase de testes em consultoria de São Paulo

Da Redação

14/03/2018 às 9h43

tinbot-contador.jpg
Foto:

Legenda:

A tendência agora para declaração do Imposto de Renda em escritórios de contabilidade é a contratação de robôs. Pelo menos é o que espera a DB1 Global Software, empresa brasileira que criou um robô programável e com armazenamento para auxiliar na declaração do IR.

A Trady Assessoria & Consultoria, empresa paulistana que atua há 24 anos com serviços contábeis, foi quem contratou o novo contador.

O robô foi criado a partir da paixão por robótica e do desejo de aliar esta prática ao desenvolvimento de software de um dos colaboradores da empresa, Marco Diniz Garcia Gomes. O projeto foi iniciado em junho de 2016 e a área de inovação da DB1 acelerou a ideia por meio de uma parceria entre empresa e colaborador.

O Tinbot é um robô de pequeno porte com fala natural em português, reconhecimento de voz, gestos e expressões. Na DB1, o robô foi desenvolvido para exercer a função de Scrum Master ou líder de projetos, mas o robô é configurável e tem suas ações personalizáveis, de acordo com as necessidades de cada empresa, podendo assumir "personalidades" diferentes como assistente pessoal, professor de inglês, intérprete e recepcionista, entre muitas outras opções.

A Trady Assessoria & Consultoria está em fase de testes com a solução, inserindo todas as informações relacionadas aos serviços realizados pela empresa. Ele já conversa com outros funcionários e até mesmo com alguns clientes.

Em breve, segundo as empresas, o Tinbot estará a postos para ser uma das estrelas da empresa no momento de maior movimentação do ano: a entrega das declarações do Imposto de Renda.

Inez Lemos Lopes, diretora da Trady, comenta que, participando de seminários de inovação fora do país, teve contato com muita coisa que a tecnologia proporciona e que poderia ser usada na companhia. "Assisti a uma reportagem sobre o Tinbot e vi que poderia ter acesso a isso aqui no Brasil, então resolvemos adquirir nosso robozinho", conta Inez, que já interage com o Tinbot nesta fase de testes e está otimista com o que ele pode fazer no dia a dia da Trady. "Ele vai tornar a relação com os clientes mais simpática neste momento tenso, cheio de números frios", acredita.

Já a analista contábil Paloma Mota, encarregada de inserir os dados dos trabalhos realizados pela Trady no Tinbot, considera a operação simples, com comandos fáceis de executar. "Pelo que vi ele vai cumprir a função e já estou ansiosa pela nova versão do software que deve chegar em abril. Logo, logo o Tinbot vai estar também em nosso site, trady.com.br", diz.

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site