Home > Internet

Conheça o Neon, novo banco digital do Brasil sem taxas mensais fixas

Aplicativo permite criar conta em poucos minutos no celular e traz cartão físico Visa internacional, mas só oferece função débito por enquanto.

Luiz Mazetto

22/07/2016 às 16h14

banconeon_625.jpg
Foto:

E o mercado de fintechs continua recebendo novos players no Brasil. Depois de Nubank e Original ganharem destaque, chega o banco digital Neon, uma espécie de upgrade da startup Controly e que mistura recursos e características desses nomes citados acima.

Com uma proposta ousada de “mudar a forma como os jovens lidam com dinheiro”, o Neon é fruto também de uma mente jovem, Pedro Conrade, de 24 anos, que é CEO e criador da empresa.

“Cerca de 70% das dívidas do jovem são com cartão de crédito. E muitas vezes esses gastos com o cartão não são para algo essencial na sua vida. Assim geralmente você está um mês atrasado na sua vida financeira. E os bancos comuns não fazem questão nenhuma de ajudar o cliente nisso. A gente propõe uma melhora de gestão financeira”, explica o executivo, que diz que prefere .

Tudo pelo celular

Como se trata de um banco digital, o Neon não possui agência física, mas oferece um cartão físico internacional com bandeira Visa. Para criar uma conta, basta baixar o aplicativo para iOS ou Android e fornecer apenas dados pessoais e uma foto, tudo em poucos minutos. 

Depois disso, é preciso aguardar uma confirmação da empresa que fornecerá os dados de agência e conta do cliente. Com isso em mãos, o usuário poderá fazer operações diversas pelo celular, como verificar saldo, realizar transferências, pagar contas, receber pagamentos. A chegada do cartão físico, de bandeira Visa, acontece em cerca de cinco dias úteis, podendo ser até no dia seguinte para o caso de clientes de São Paulo, por exemplo.

Uma curiosidade. Para fazer um depósito para a conta, o Neon recorre ao bom e velho boleto. Quando a transação é solicitada, o app gera um boleto que o usuário pode pagar em qualquer lotérica.

Sem mensalidade, mas com taxas

Um dos principais atrativos do Neon é o fato de não possuir uma mensalidade fixa, como costuma acontecer com as chamadas “cestas de serviços” dos bancos tradicionais. Os usuários podem fazer um saque (pela rede 24horas) e um TED por mês de graça - os demais custam 6,90 reais e 3,50 reais cada, respectivamente.

Além disso, o Neon cobra taxa de 2,50 reais por boleto e IOF+4% para gastos internacionais.

Apenas débito

No entanto, ao contrário do Nubank, por exemplo, o cartão do Neon só permite compras na função débito atualmente. Ou seja, é preciso ter o dinheiro na conta para poder fazer a transação desejada.

De acordo com Pedro, isso faz parte justamente da ideia da companhia de melhorar a gestão financeira dos clientes. No entanto, o banco não descarta lançar a função de crédito no futuro.

SAC 24 horas

Como não poderia deixar de ser, o atendimento ao cliente do Neon tem uma grande presença nas plataformas digitais, incluindo o chat dentro do próprio aplicativo, além da presença de atendentes nas principais redes sociais, incluindo Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn.

E a companhia também conta com o tradicional atendimento via telefone pelo número 0800 326 0844. 

Vale destacar que tanto os canais digitais quanto o 0800 funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana.

100 mil em 12 meses

Atualmente, a companhia conta com 60 funcionários, sendo 35 em São Paulo e o restante em Belo Horizonte. Mas esse número deve crescer em breve. Isso por causa da grande procura inicial que fez com que as cinco mil contas inaugurais fossem esgotadas em apenas 48 horas. Por isso, e também para agilizar o processo de liberação de novos clientes, a startup começou a contratar mais gente para atender tamanha demanda. 

O objetivo do Neon, segundo Pedro, é ter 100 mil clientes nos próximos 12 meses. “Mas queremos 100 mil clientes retidos, o que é muito diferente de apenas clientes cadastrados. Muitas vezes empresas do mercado de fintech divulga números gigantescos, mas que dizem respeito apenas a cadastros. Nós queremos 100 mil pessoas recorrentes”, destaca.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail