Novo
Agora IDGNow! é IT Midia.com
Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Logo ITMidia
Logo ComputerWorld
Logo PCWorld
Logo CIO
Logo ITForum
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Últimas notícias do conteúdo : Ver todos
Conheça 7 serviços para publicar e assistir a vídeos em alta definição online
Conheça 7 serviços para publicar e assistir a vídeos em alta definição online
Home > Internet

Conheça 7 serviços para publicar e assistir a vídeos em alta definição online

São Paulo – Não é só pelos set top boxes e players de Blu-ray que filmes em alta definição chegam ao usuário. Confira 7 sites de reprodução online.

Redação do IDG Now!

03/02/2009 às 18h12

Foto:

video_online_88Não é só pelos videogames de última geração (salvo o Wii, da Nintendo), conversores de TV Digital e players de Blu-ray que a imagem em alta definição chega aos usuários finais.

Em 2008, o mercado de internet viu o começo da corrida dos serviços de vídeo para a publicação e reprodução de obras em alta definição, quebrando a tradicional imagem pixeladas tão comum àqueles que perdem horas navegando online.

Começo da corrida porque o maior de todos os serviços de vídeo online, o YouTube, finalmente cumpriu as promessas de integrar um player para conteúdo high definition, com a mudança no formato da janela de exibições (agora retangular) como um complemento à melhoria da qualidade de exibição.

Se na popularidade o YouTube ultrapassa qualquer rival, não se pode dizer os mesmos nas ferramentas para publicação e nos atrativos para exibição de vídeos em alta definição – concorrentes como Vimeo, Blip.TV e o brasileiro VideoLog já o faziam antes do serviço do Google se mover.

O IDG Now! selecionou sete serviços nos quais os usuários podem abandonar as tradicionais imagens pixeladas dos vídeos online e se surpreender com a alta definição que, em alguns, chega às 1.280 linhas.

Vimeo HD – O Vimeo HD é o melhor dos mundos quando se trata de vídeo de alta definição online, a começar pela qualidade da imagem, muito mais límpida e definida que a maioria dos outros serviços.

O site ainda tem uma página inicial em que seus funcionários selecionam os melhores vídeos em alta definição publicados pela comunidade, uma garantia de que, sempre que o usuário visitar a página, poderá ver obras semiprofissionais.

Pela popularidade que goza dentro da comunidade de webcasts, não são poucos os artistas ou cineastas amadores que publicam obras experimentais ou comerciais no Vimeo, tornando o serviço uma plataforma excepcional para descoberta de novos conteúdos em alta definição.
++++
YouTube 
– Ele pode ser responsável por 5 bilhões dos mais de 12 bilhões de vídeos que os norte-americanos assistem todo mês, segundo a comScore, mas demorou bastante até que o YouTube estreasse sua exibição em alta definição.

Oficializada a todos os usuários em dezembro de 2008, a novidade melhora substancialmente a qualidade exageradamente pixelada que os vídeos do serviço do Google sempre carregaram.

Ainda que peque pela falta de uma central de vídeos em alta definição, muitos dos clipes e obras oficiais publicadas com a autorização dos detentores de copyright já aparecem com resolução melhor que antes, ainda que não sejam todos em HD.

Quando há a opção para HD, a diferença é gritante – faça o teste entre o vídeo do usuário iobuffa explicando a alta definição do YouTube com qualidade normal e em HD e se surpreenda com a diferença.

VideoLog HD – Único brasileiro na lista, o VideoLog se equipara ao Vimeo pela esperta página inicial em que separa e indica conteúdos em alta definição para sua base de usuários.

Fora parcerias com a LocaWeb e webcasts originais, como o excelente Música de Bolso, a maioria do conteúdo publicado, de trailers cinematográficos a trechos de programação, é feita pelos próprios usuários.

Uma ressalva aos que pretendem oferecer conteúdo HD: para fazê-lo, é preciso se cadastrar no VideoLog para que o serviço verifique (e autorize, caso não descubra nada) se haverá publicação de material com copyright.

Blip.TV – Ainda que seja bastante confuso para se navegar, o Blip.TV é uma ótima opção para quem publica vídeos em alta definição tanto por não ter limites no tamanho do arquivo como pelas imagens cristalinas acima da média, no mesmo patamar do Vimeo.

Outro grande atrativo está na quantidade de séries ou conteúdos originais hospedados no serviço: quando se acostuma com os menus confusos, o usuário aproveita webcasts da Make Magazine, do professor Larry Lessig, do site Mahalo Daily e do WallStrip.

A navegação pelos episódios de um mesmo usuário, feito a partir de um menu facilmente acessível dentro do próprio player, é um raro alívio de navegação frente aos problemas para se encontrar no site.
++++
Apple Trailers – O site da Apple você conhece muito bem e já deve até ter se arriscado na página de trailers para ver o preview de algum filme que ainda não havia saído em lugar nenhum.

De uma simples maneira de divulgar o QuickTime, o Trailers no site da Apple se tornou um lugar bastante interessante para assistir a clipes exclusivos e trailers antes que cheguem a todos os serviços de vídeo pela web.

O poder de barganha da Apple pelo iTunes Music Store faz com que muitos estúdios adiantem o conteúdo para publicação no site com qualidade excepcionais – a maioria deles está disponível até em 1.080 linhas.

Wuapi – O mote do Wuapi deixa claro sua proposta: “sua vida em alta definição”. Há novidades que podem se revelar interessantes, caso o serviço atinja uma base considerável de vídeos, como a busca pelas legendas aplicadas nos vídeos, algo que facilitará ainda mais a nevagação.

Outro lado bom de um serviço com ótima qualidade não tão conhecido assim (e, consequentemente, fora do alvo das organizações de regulação): há uma variedade muito grande de episódios de séries na íntegra disponíveis para exibição dentro do Wuapi.

DailyMotion HD - Tão conhecido por aqueles que buscam episódios inteiros de séries (animações, principalmente), o DailyMotion também faz sua seleção de vídeos em alta definição e, se fica atrás de Vimeo e VideoLog no quesito beleza da interface, deixa qualquer rival no chinelo quanto à navegabilidade.

Na home especial para conteúdo HD, os vídeos são dispostos em pequenas janelas com pequenos índices nos cantos que indicam a duração e a língua original em que este é falado.

O passado de episódios publicados pelos usuários vai ficando para trás (embora ainda esteja presente) com a presença de parceiros de conteúdo - estúdios de cinema e canais regionais, na maioria - que jogam no DailyMotion versões em alta definição de trailers de filmes e programetes curtos.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A IT Mídia usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site